A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre nesta terça-feira (3) inscrições para o Vestibular de Verão. Até 2 de outubro, os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet (www.uepg.br/cps), por meio do sistema disponibilizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS).

A taxa de inscrição no valor de R$ 100 poderá ser recolhida até 3 de outubro, em qualquer agência bancária ou em local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação.

As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro, em Ponta Grossa, Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama, conforme opção do candidato.

Para este concurso, a UEPG oferta 734 vagas, sendo 702 para cursos no campus sede, em Ponta Grossa; 17, para o curso de Zootecnia, em Castro; e mais 15, para Administração (linha de formação em Comércio Exterior), em Telêmaco Borba.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema on-line disponibilizado pela CPS, preencher os dados pessoais e o questionário socioeconômico, para em seguida imprimir o boleto bancário. A partir de quatro dias após o pagamento da inscrição, deverá retornar ao sistema para impressão da ficha de inscrição, em folha A4. Nos locais indicados, deverá colar foto 3 x 4 e fotocópia do documento oficial de identidade, com foto. A ficha e o documento original de identidade serão exigidos no acesso aos locais de provas.

ENEM E COTAS – O candidato poderá solicitar o aproveitamento do resultado obtido nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizados a partir 2009, para composição da sua nota final no concurso. A UEPG ainda abre a possibilidade de opção pelo regime de cotas para estudantes que cursaram todas as séries do ensino médio na rede pública de ensino e para negros, também oriundos da escola pública. No caso do cotista negro, este deverá passar por entrevista com a Banca de Constatação, no dia 3 de outubro.

OBRAS LITERÁRIAS – A CPS anuncia a lista de obras literárias a serem exploradas nas questões de Literatura Brasileira, da prova de Língua Portuguesa, dos dois concursos vestibulares programados para este ano. Os candidatos deverão ler O Guarani, de José de Alencar; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Muitas Vozes, de Ferreira Gullar; Dois Irmãos, de Milton Hatoum; e Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector.

Mais informações sobre o Vestibular de Verão na página www.cps.uepg.br.

MAIS INSCRIÇÕES – Também estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Faculdade de Artes do Paraná (FAP-Unespar). Na UEM, tanto as inscrições para o vestibular como para o Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM/2013) prosseguem até o dia 16 de setembro. Na FAP, as inscrições prosseguem até o dia 19 de setembro.