Franklin de Freitas

A retomada da vacinação contra a gripe para idosos com 80 anos ou mais voltou a provocar filas nas regionais de saúde que implantaram o sistema drive thru. Na manhã de ontem, a fila de carros para vacinação da Igreja Santo Antônio, da Regional Boa Vista, passava dos três quilômetros. O local era um dos dois que implementaram o sistema drive thru.
A imunização dos idosos foi retomada ontem e deve se estender hoje, mas apenas para idosos com 80 anos ou mais que ainda não foram imunizados contra a gripe. Eles devem procurar um dos 21 locais de Curitiba para serem vacinados. Segundo moradores, em postos onde não havia o drive thru, o movimento era tranquilo, sem grandes filas.
O atendimento da Secretaria Municipal da Saúde será exclusivo para essa faixa etária, das 9 às 17 horas, e é importante comparecer ao local com um documento de identificação. “A vacina da gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas ajuda a evitar que a população adoeça, e nesse período de pandemia sobrecarregue os serviços de saúde”, alerta Flávia Quadros, superintende de Gestão em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.
Na semana passada a vacinação teve que ser interrompida após serem imunizadas, em dois dias, cerca de 130 mil pessoas, o previsto para 15 dias.
A campanha da vacinação em Curitiba foi retomada na segunda-feira de forma escalonada, atendendo prioritariamente grupos mais vulneráveis como idosos acamados e instituições de longa permanência e agora para a população na faixa acima dos 80 anos.
“Na sequência vamos baixando as faixas etárias, 70, 60 anos e assim por diante”, fala a superintende. O critério de vacinar por faixa etária distribui melhor o atendimento sem causar aglomerações e tumulto e também dimensiona a quantidade de doses que chegam do Ministério da Saúde.