João Frigério/ Colaboração

O mau tempo e os fortes ventos deixaram um rastro de destruição nos municípios do Litoral do Paraná nesta quarta (10). De acordo com as últimas medições do Simepar, os ventos chegaram a 97,2 quilômetros por hora em Guaratuba. Com previsão  de chuvas superiores a 100 mm para esta tarde, as prefeituras de Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina suspenderam as aulas nas escolas da rede municipal e o atendimento nos postos de saúde está restrito. O prefeito de Matinhos, no Litoral do Paraná, José Carlos Espírito Santo, decretou situação de emergência município, na tarde desta quarta (10). Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pelas coordenadorias da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quarta (10), revela que 263 pessoas foram afetadas pela tempestade que atingiu o Litoral do Paraná. Até o fechamento do balanço parcial, eram 38 pessoas desabrigadas, 20 em Guaratuba, e 18 em Matinhos. 

A travessia da baía de Guaratuba ficou suspensa das 9h30 até as 16 horas por conta das más condições do tempo. O mesmo aconteceu com as travessias paras as ilhas do Mel e dos Valadares. A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, também chegou a suspender a operação devido ao mau tempo até às 16 horas. “A empresa afirma que tal decisão é imprescindível para garantir a segurança da nossa equipe, dos caminhoneiros, bem como a integridade das cargas, e assegura que, assim que houver estabilidade climática, os gates voltarão a funcionar em sua normalidade”, afirmou a empresa, em nota.

A Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) afirmou que cerca de 22 mil unidades consumidoras estão sem luz no litoral do Paraná devido às fortes chuvas que atingem a região no início da tarde desta quarta, 10. Os desligamentos se concentram, principalmente, em três municípios: Guaratuba (com 10,7 mil consumidores sem luz), Pontal do Paraná (8,7 mil) e Matinhos (1,3 mil). Cerca de 100 profissionais trabalhando para restabelecer a energia no litoral.

Várias árvores cairam sobre a fiação elétrica e as vias de acesso aos balneários. Em Guaratuba, onde a situação é bastante crítica, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estão cadastrando e e recepcionando as famílias que tiveram as casas danificadas pelo vento. 
A água invadiu as rodovias de acesso a Guaratuba. Veja nos vídeos de João Frigério os estragos no litoral.

Ciclone

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que o vento forte foi causado por um Ciclone Extratropical. Alguns vídeos circulando na internet mostram trombas d´água na baía de Guaratuba.