Reprodução CMC

Para evitar a aglomeração de vereadores e servidores em plenário e prevenir o contágio do novo coronavírus, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza sessões virtuais, com transmissão ao vivo, nesta segunda (30) e terça-feira (31), a partir das 9 horas. Será analisada mensagem do Executivo para reconhecer dívidas de licenças-prêmio não fruídas por servidores aposentados, com preferência aos portadores de doenças graves (005.00030.2020). A atividade poderá ser acompanhada pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.

O sistema de deliberação remota (SDR), alterando a realização das sessões plenárias e das comissões permanentes para ambiente virtual, foi instituído pelo ato da Mesa 3/2020, publicado nessa quinta-feira (26) no Diário Oficial do Município (DOM). O documento é assinado pelo presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), o primeiro-secretário, Colpani (PSB), o segundo-secretário, Professor Euler (PSD), e a terceira-secretária, Noemia Rocha (MDB).

O ato 3/2020 determina a convocação das sessões com antecedência mínima de 24 horas, mediante comunicação eletrônica aos gabinetes e publicação da ordem do dia no site da CMC. Nesta sexta-feira (27), vereadores e servidores participaram de treinamento para a votação remota. As sessões serão conduzidas por Sabino Picolo a partir do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. O sistema será acessado pelos parlamentares, a partir de computador ou smartphone, pelo Zoom, software de votações online.