Arquivo Bem Paraná

A prova do vestibular da Universidade Federal do Paraná 2020/2021 (UFPR) terá 60 questões objetivas (antes eram 90) e será aplicado em apenas um dia, agendado para 18 de julho. As habilidades específicas serão avaliadas em questões que terão peso 2, de acordo com os cursos que para antes eram exigidas a aplicação destas avaliações. Apenas o curso de música, terá uma segunda avaliação, com a aplicação de outra prova com 16 questões objetivas e o envio de uma peça online para o concurso. 

As informações foram divulgadas nesta manhã de quarta-feira, 20, em uma coletiva online. Por conta da pandemia, a aplicação das provas precisou ser adiada três vezes.  Ao todo, há 39.696 candidatos inscritos. Os detalhes do concurso serão publicados a partir do meio-dia desta quarta-feira, 20, na divulgação do Edital pelo portal do Núcleo de Concursos da UFPR. O resultado final deve ser divulgado em 9 de setembro.

O reitor da UFPR Ricardo Fonseca afirmou que a instituição decidiu manter o vestibular, porém em um novo formato. Ele ressaltou que  para manter os protocolos de biosegurança, aprovados pela Secretaria de Saúde,  o número de alunos em sala de aula deve ser de apenas 15 pessoas, além de dois aplicadores de prova. O número de locais de aplicação de prova do processo seletivo passará para 90 espaços, distribuidos em Curitiba, com a convocação de 9 mil profissionais. 

novo edital do processo seletivo foi divulgado ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos (NC). 

“A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que “zerar” na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. O número de questões foi distribuído entre as disciplinas conforme o quadro abaixo:


Como no processo seletivo de fase única 2020/2021 não haverá prova discursiva específica, cada questão objetiva da prova de conhecimentos gerais terá peso variável,de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um. Por exemplo, no curso de Jornalismo, que não previa nenhuma prova discursiva, todas as questões têm peso um. Já para o curso de Administração, as questões de Matemática terão peso dois e as restantes, peso um. Em cursos como Medicina, que teria duas discursivas – Biologia e Química –, agora, na fase única, essas disciplinas têm peso dois e as questões restantes, peso um.

O coordenador-geral do Núcleo de Concursos, professor Alexandre Trovon, explica que essa composição da prova é resultado de estudos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do NC, levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para produzir a redação.

Habilidades específicas
Este ano, excepcionalmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica, no dia 19 de julho pela manhã, e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho. Os detalhes sobre a prova de habilidades específicas estão no edital.

Ensalamento
O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 14 de julho, no site no Núcleo de Concursos. O candidato é responsável por verificar onde fará a prova e seguir as orientações conforme o Guia do Candidato. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

Para a realização das provas, todos os protocolos de biossegurança – aprovados pela Secretaria de Saúde do Paraná – serão seguidos. Trovon ressalta que todos os cuidados serão tomados e que a situação da pandemia é monitorada diariamente.

Em outros vestibulares, eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. Nesta prova de fase única, durante a pandemia, serão quase nove mil pessoas envolvidas na aplicação e cerca de 90 locais de prova para atender as condições de distanciamento. Além de termômetros na entrada, álcool em gel, número reduzido de candidatos nas salas e marcadores de distanciamento nos locais, este ano, cada candidato poderá levar o caderno de provas, reduzindo o manuseio de papel.

Resultado
A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é o dia 09 de setembro de 2021. O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), professor José Carlos Correa Eidam, lembra que foi realizado um esforço conjunto na UFPR para garantir o andamento do processo seletivo e a entrada dos calouros conforme o novo calendário acadêmico.

Este ano, o registro acadêmico será de forma remota (on-line). As datas e informações sobre matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2020/2021 serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.