BR-277 (Crédito: Franklin de Freitas/arquivo Bem Paraná)

2020 chegou. E com ele, nesta quarta-feira, 1º, é dia de muitas pessoas voltarem para casa para começarem o ano de verdade. Quem deixou para pegar a estrada de volta do Litoral do Paraná neste fim de tarde vai precisar de muita paciência. Por conta do grande fluxo de carros, subindo em direção a Curitiba pela BR-277, a estimativa é de que a viagem de volta demore ao menos o dobre o tempo previsto. Se em dias normais a viagem chega a durar cerca de duas horas, nesta quarta-feira, 1º, não deve durar menos que quatro, cinco horas. 

Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho da rodovia, entre a Capital e as praias do Paraná, são esperados 30 mil veículos transitando apenas nesta quarta. No meio da tarde o movimento já estava duas vezes acima do registrado em dias normais. 

Pelo Twitter, por exemplo, a concessionária Ecovia, responsável por administrar a BR-277 e também as PRs 407 e 508, que ligam Curitiba com o litoral paranaense, informou que o apesar do movimento, o tráfego flui bem sem pontos de retenção. 

Já a Arteris Litoral Sul, também por meio de seu perfil no Twitter, afirmava que, por volta das 17 horas, havia Fluxo normal de veículos na BR-116, no Paraná. Tempo bom no trecho. Fluxo intenso no sentido norte da BR-376/PR com chuva por todo o trecho.

O pico de movimento, porém, deve acontecer amanhã, dia 2 de janeiro. Na BR-277 (Curitiba-Litoral) a Ecovia estima que das 8 horas da manhã até o fim da tarde de amanhã o movimento será intenso, com 42 mil veículos pegando a estrada ao longo do dia no retorno das praias. Na BR-376, entre Curitiba e Santa Catarina, o pico de tráfego volta a ficar intenso de 2 a 5 de janeiro – no retorno.