A hora é de ficar em casa e evitar a disseminação do coronavírus. Mas, você não precisa ficar entediado. Fazendo nossa parte neste momento, o site do Curitiba de Graça foi reformulado para divulgarmos notícias de utilidade pública, artigos variados e sugestões de lazer e cultura que podem ser acessadas de casa.

Contudo, também precisamos ganhar dinheiro para o sustento do dia a dia. Por isso, estamos lançando a Rede do Bem do Curitiba de Graça, para estimular o auxílio aos pequenos empreendedores e a empatia entre todos.

Confira algumas dicas que separamos para esta semana e sempre acesse o site para saber mais (www.curitibadegraca.com.br).

Se tiver sugestões de atividades recreativas para fazer em casa, passeios virtuais, cursos e aulas gratuitas on-line, pode mandar para nós pelo e-mail [email protected].


Rede do Bem do Curitiba de Graça

Nesta época de isolamento domiciliar, as pequenas empresas e microempreendedores podem ser os mais afetados, justamente por não serem tão conhecidos pela população que deixa de circular nas ruas.

Por isso, lançamos a Rede do Bem do Curitiba de Graça. Divulgaremos em nosso site, nos próximos dias, uma lista que reunirá endereços de comércios de bairro, para quem pode sair de casa fazer compras, contatos de deliverys desses locais, serviços oferecidos por autônomos ou microempreendedores de forma on-line ou com entrega em casa, além de qualquer outra ação que as pessoas estejam fazendo para auxiliar aqueles que não podem sair de suas residências.

A lista será constantemente atualizada. Para fazer parte, basta mandar informações no e-mail [email protected]. A inclusão do serviço será feita em até 48h.

Pequenas empresas
– Mande nome do local, endereço, contato e horários
– Formas de delivery, horário de atendimento e região coberta

Microempreendedores e autonômos
– Seu nome, contato e serviços prestados

Se estiver oferecendo algum tipo de ajuda, mande seu nome, contato e onde está atuando.

Participe! Espalhe essa ideia!


Foto: Shutterstock

Crianças podem se divertir assistindo contações de histórias. 

Contação de histórias para crianças

Celulares e tablets também podem ser uma fonte de cultura para as crianças. Para ajudar a entreter os pequenos e ainda incentivar a leitura, influenciadoras estão fazendo vídeos e lives no Instagram e Youtube com contações de histórias.

Os perfis são: @fafaconta, @maequele, @carollevy, @marinabastoshistorias, @camila.genaro e @marianebigio. Em nosso site, você encontra mais informações sobre datas e horários.


Foto: Reprodução/YouTube Cia Athletica

Entre as aulas disponiblizadas pela Cia Athletica, tem a de pilates com a professora Thais Oliveira. 

Continue se exercitando em casa

Algumas academias de Curitiba estão disponibilizando aulas on-line gratuitas para evitar o sedentarismo e contribuir para manter a saúde de todos. Uma delas é a Cia Athletica, que produziu, inicialmente, dezenove vídeos com orientações de profissionais, que serão disponibilizados a cada semana.

Cada vídeoaula traz uma atividade física diferente, oferecida nas academias, como o programa CiaTodoDia (são aulas que trabalham o corpo todo, pernas, glúteos, abdômen), e como Yoga e Pilates.

Você pode assistir pelo Youtube (www.youtube.com/ciaathleticaoficial), na página do Facebook (www.facebook.com/ciaathleticabrasil) e Instagram (@ciaatlheticacuritiba).


Foto: Pixabay

Tanto os clássicos como os modernos, jogos de tabuleiro costumam agradar a todos.

Jogos para curtir a dois ou em família

Mesmo com a internet invadindo nosso cotidiano, os jogos de tabuleiro conseguiram retornar e ganhar um espaço em nossa vida, virando uma ótima opção para casais e famílias se divertirem nesta época.

Mas, e quem não tem em casa? Nesse caso, é só criar seu próprio jogo ou acessar os diversos sites que oferecem versões digitais.

Aqui vão duas sugestões para criação ou jogo on-line. Em nosso site, você encontra mais dicas.

Para quem quer fazer seu próprio jogo
https://super.abril.com.br/blog/superlistas/8-dicas-para-fazer-seu-proprio-jogo-de-tabuleiro/

Para quem quer continuar no PC ou no smartphone
https://www.cokitos.pt/?s=tabuleiro (em português com os jogos classificados por faixa etária)


Foto: Lyssuel Calvet/Wikipedia

Fachada do Convento das Mercês, sede do Museu da Memória Republicana. 

Viaje sem sair do sofá

Se não dá para ir até um museu ou cidade, eles vão até você! Diversos sites disponibilizam visitas virtuais a espaços culturais e lugares do Brasil. Um deles é o do projeto Era Virtual

Lá, você pode ir virtualmente a 24 museus, exposições e fazer tours por cidades históricas. Grande parte do conteúdo contempla o estado de Minas Gerais, porém, é possível visitar de outras regiões e até florestas. O endereço do site é www.eravirtual.org.

* Devido ao aumento de acessos, alguns sites podem sofrer instabilidades temporárias.