MODA COM PROPÓSITO

Youcom lança coleção cápsula co-criada com ilustradores

A Youcom, marca de moda com lifestyle jovem, lança coleção cápsula desenvolvida de maneira colaborativa com ilustradores dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A parceria com os artistas resultou em três estampas de camisetas sem gênero que serão vendidas em todas as regiões brasileiras por meio do e-commerce e das lojas físicas da Youcom. Parte da renda será revertida para o Instituto Lojas Renner, braço social da varejista.

O processo de seleção dos artistas foi realizado pela própria equipe de estilo da marca, que escolheu três perfis e iniciou com eles o processo de co-criação das estampas. Para desenvolver uma linha criativa para a produção das camisetas, a Youcom lançou a provocação "E se a gente pudesse transformar o futuro?", dando liberdade de criação a partir da vivência e da expectativa de cada um sobre o que imaginam para o futuro. As artes finais estão estampadas em três modelos de camiseta que totalizam mais de 3.500 peças.

Os jovens artistas

Entre os artistas convidados para a coleção cápsula da Youcom está Letícia Naves, de 27 anos, moradora de Belo Horizonte. A artista, que já trabalha com design e lettering, contou que pela primeira vez desenvolveu uma estampa para uma peça de roupa. "É muito recompensador saber que pessoas de todo o Brasil poderão compartilhar comigo a mensagem que decidi estampar na minha camiseta", conta Leticia, que escolheu trabalhar com a frase "Aqui e Agora", já que, principalmente no momento atual percebeu que hoje é o único dia em que realmente podemos mudar ou realizar algo.

Já a segunda estampa foi desenvolvida por dois artistas que trabalharam em conjunto: Luciana Campos, de 40 anos, que atua como designer de moda, e Robson Higa, de 37 anos, que é designer gráfico. Ambos de São Paulo, a dupla revela que o design está presente na vida deles desde cedo e que nesse projeto buscaram trazer a perspectiva de um rio com percurso de vida com amor, inspirados nos contos de fadas de suas infâncias nos anos 80. "Queremos que essa cena seja real, não apenas virtual! Esperamos que nossa estampa leve amor e positividade para as pessoas, que onde estiverem acreditem em si mesmas e apoiem a arte", ressaltam.

Para a última estampa a artista escolhida foi Virgínia Leitão da Cunha, de 38 anos, que atua como designer gráfica e de estamparia. A artista, que sempre utilizou a estampa como forma de se expressar, conta que se inspirou em uma frase de um poeta canadense, Leonard Cohen, e, considerando o atual cenário, decidiu trazer uma fuga para o Planeta Vênus, onde as mulheres supostamente comandam e, com isso, transmite um viés revolucionário "A mensagem que quis trazer é um convite para as pessoas lutarem pelo que acreditam e saírem de suas zonas de conforto", destaca Virgínia.

Moda responsável

Dando continuidade à estratégia de sustentabilidade, as camisetas são produzidas a partir de algodão responsável e tingimento natural. Todas as ações de sustentabilidade da marca estão sob o guarda-chuva YC Change, selo de moda responsável da Youcom.

"Estamos sempre dispostos a construir projetos que sejam resultado da inteligência coletiva, da colaboração das pessoas, visando o encantamento dos nossos clientes. Isso gera engajamento e conecta ainda mais a Youcom com pessoas de lifestyle jovem", ressalta Claudio Barone, diretor da Youcom

Os três artistas convidados para participar da iniciativa terão seus perfis do Instagram incluídos no carimbo interno das peças e conteúdo nos canais da Youcom para divulgação do próprio trabalho, além de terem sido remunerados pela produção da arte.

A coleção está disponível no site da marca (www.youcom.com.br) e nas lojas físicas, com valor de R$ 89,90 cada camiseta.