WhatsApp Image 2024-11-27 at 13.18.44
Latam anunciou voo direto de São José dos Pinhais até Lima, no Peru. Foto: Rodrigo Silva / Bem Paraná

O aumento na quantidade de conexões aéreas no Paraná tem sido notório nos últimos anos. Na última semana, a companhia aérea Latam anunciou que vai disponibilizar um voo direto do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, até a capital do Peru, Lima. A previsão é que o transporte de passageiros seja de 43 mil por ano com a nova rota.

De acordo com o gerente do aeroporto Eden Pisani Junior, é uma conquista importante já que o Afonso Pena agora oferece opções para o viajante que antes tinha que ir até os aeroportos de Guarulhos ou Congonhas, em São Paulo, para fazer conexões e chegar ao destino final. “É um caminho sem volta para ampliar e abrir a concorrência”, diz.

A rota para Lima tem uma duração média de 5 horas e opera às segundas, quintas e sábados, por meio de aeronaves da família Airbus A320. As compras podem ser feitas pelo próprio site da Latam. Na visão de Eden, os voos internacionais começam a vir para a Grande Curitiba muito pelas melhorias feitas no aeroporto.

“Não dá para pensar só em quantidade de voos se você não tiver banheiros adequados, Aeroporto com conforto térmico adequado, com iluminação, Wi-Fi que comporte a conectividade dos 15 a 20 mil viajantes que passam aqui todos os dias”.

Eden acredita também que as novas rotas internacionais aumentam a vinda de estrangeiros a Curitiba. “Não dá pra gente falar que só saem paranaenses ou curitibanos, a gente começa a perceber que também o paraguaio vai ter a oportunidade de vir, o argentino começa a entrar por Curitiba para desfrutar do Paraná e, do Brasil. E agora é claro o peruano! Aumenta o turismo de lazer e negócios”, afirma.

Rotas internacionais diretas

O incremento na quantidade de voos é uma iniciativa do Paraná para a captação de mais turistas estrangeiros. Só em 2024, o Paraná conquistou quatro novas rotas internacionais diretas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena passou a receber voos sem conexão de Santiago (Chile) pela JetSmart (um voo sazonal que opera entre julho e setembro); e da Argentina (Buenos Aires), também pela JetSmart.

Em dezembro, a companhia aérea Azul começará a operar um voo direto para Assunção. Essa rota mostra que o aeroporto dobrou a quantidade de voos internacionais.

O Paraná também conta com voos diretos para Montevidéu (Uruguai) pela Azul; Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e a Gol; e Santiago (Chile) pela Latam, todos no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Enquanto no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é possível se conectar sem escalas com Santiago (Chile) pela Companhia JetSmart.