Bem Rapidinho (Crédito: Bem Paraná)

Transporte coletivo de Curitiba não aceitará mais pagamento por celular a partir desta quarta

A Urbanização de Curitiba (Urbs) coloca em prática mudanças na forma de pagamento da tarifa a partir desta quarta-feira (1/5). A medida é para combater um grupo criminoso ligado à venda irregular de passagens com pagamento por cartões de débito e crédito virtuais. O golpe já provocou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao transporte coletivo de Curitiba, Será suspensa, temporariamente, a possibilidade de pagamento da tarifa do transporte coletivo por cartões virtuais com celulares e relógios inteligentes. A medida é necessária, segundo a Urbs, porque os cartões virtuais concentram a maioria das fraudes bancárias registradas pelo sistema.

Para dar conta da superlotação, unidades básicas de saúde de Curitiba vão abrir normalmente neste feriado do Dia do Trabalho

As unidades básicas de saúde de Curitiba vão funcionar normalmente neste feriado do Dia do Trabalho. A medida surpreendeu quem trabalha nos postos de saúde da capital, já que nos feriados somente as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas ficam abertas. O motivo é a pressão que os casos respiratórios, covid, traumas, de dengue, pressão alta e diabetes vem causando no sistema de saúde de Curitiba. Serão 108 postos abertos para a população para atendimento normal, segundo informações da Secretaria Municipal de Curitiba.

Calorão vai até 10 de maio; Paraná pode ter temperaturas 7ºC acima da média e máxima em Curitiba chega a 32ºC

Uma forte onda de calor toma conta de parte do Brasil desde o último dia 22 de abril. A previsão inicial era que esse calor fora do comum seguisse até esta quarta-feira, 1º de maio, mas as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio de 2024. No final de semana passado, as temperaturas já atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país. Em Curitiba a previsão é de que os termômetros registrem 32ºC nos dias 2 e 8 de maio. A média de temperatura máxima para o mês na capital é de 26°C.

Paraná confirma mais 42 mortes por dengue com idades entre um mês e 97 anos

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma mais 42 mortes e 32.819 casos no Estado. No atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023, o Estado já totaliza 213 óbitos pela doença. Os dados do 34º Informe Epidemiológico também apontam 293.336 casos confirmados, além de 569.474 notificações e 108.596 casos em investigação.

Greve na UFPR: reunião sobre suspensão de calendário é adiada por problemas técnicos e ataque virtual não está descartado

A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada nesta terça (30) de forma remota, foi suspensa devido a problemas de instabilidade no sistema. A reunião enfrentou dificuldades técnicas, a partir da segunda metade, que afetaram o acesso de alguns conselheiros e comprometeram o andamento dos trabalhos. A reunião decidiria sobre a suspensão de calendário da universidade devido à greve de servidores e professores. Embora inicialmente não tenha sido confirmado como um ataque virtual, a universidade informou em nota encaminhada à imprensa que investigará o ocorrido, identificando possíveis falhas na autorização de acessos, que podem ter causado a instabilidade no sistema.

Ponte de Guaratuba: nova licença é emitida e estrutura finalmente começa a ser construída no mar

A construção da Ponte Guaratuba-Matinhos avançou para a etapa principal da obra nesta terça-feira (30) a partir da emissão da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT) e de uma nova ordem de serviço. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante visita ao canteiro de obras em Guaratuba, onde ele deu início às primeiras atividades da perfuratriz que será usada para a concretagem das estruturas que servirão de base de sustentação para a ponte, conectando definitivamente a rede viária dos dois municípios do Litoral do Paraná.

Vereador sugere que Prefeitura de Curitiba implante “motolâncias”

Se depender de uma indicação de sugestão à Prefeitura, aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na sessão plenária desta terça-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital poderá contar com “motolâncias”. De iniciativa do vereador Mauro Ignácio (PSD), a proposta é para que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avalie o uso de motocicletas, além das ambulâncias tradicionais, no atendimento à população.

Torcedores do Paraná Clube enfrentam filas para garantir ingresso com desconto em jogo de estreia contra o Nacional na Arena

Entusiasmados com o jogo da estreia do Paraná Clube, que será neste sábado, 4 de maio, no Estádio Ligga Arena, contra o Nacional, os torcedores paranistas sócios do clube não se acanharam ao ser deparar com um ‘bolo’ de gente na Vila Capanema. Sérgio Bello é um deles e que espera a vitória do seu time em uma Arena lotada, no Couto Pereira e os três jogos da Vila Capanema. “A torcida entendeu que o choque era preciso e aqui as filas já dá pra comprovar que a torcida comprou a ideia. E tenho certeza que não importa a divisão que a gente tá jogando, o que importa é o Paraná Clube”, disse.

No Paraná, 1,6 milhão de contribuintes deixaram declaração do Imposto de Renda para o último mês

A Receita Federal informa que até às 16 horas, desta terça-feira (30/04), já foram entregues 19 milhões de Declarações do Imposto de Renda 2024. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo. No Paraná, até às 16 horas desta terça-feira (30) já foram entregues mais de 1.214.246 declarações em todo Estado. No Paraná são esperadas 2.827.512 declarações, ou seja 1.613.266 paranaenses deixaram declaração para o último mês. Em 2023 foram entregues, no prazo regulamentar, 2.705.963 declarações em todo Estado.

Motorista salta de caminhão desgovernado e morre atropelado na BR-116, na Grande Curitiba

Um acidente deixou uma pessoa morta e um ferido gravíssimo no quilômetro 106, BR-116, Contorno Leste, próximo ao viaduto Rui Barbosa, em São José dos Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta terça (30). Segundo testemunhas, o motorista do caminhão perdeu o controle e saltou do veículo antes de que ele despencasse no barranco. O motorista, no entanto, foi atropelado e morreu.