SÃO PAULO, SP – O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta segunda-feira (22), não reduziu o trânsito na cidade de São Paulo. Assim como já tinha acontecido no período da manhã, o índice de lentidão registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) continuava dentro da média entre o final da tarde e o início da noite.
O trânsito na capital paulista era de 46 km, por volta das 17h, sendo que a média apontada pela CET para o horário é de 75,5 km. Já às 18h, o trânsito era de 85 km, bem abaixo da média de 108,5 km. O mesmo já tinha ocorrido de manhã, quando a lentidão chegou a 91 km, às 9h, sendo que a média do horário é de 116 km.
Por volta das 18h30, a região mais congestionada de São Paulo era a zona sul, com 35 km de filas. Já a pior via era a marginal Tietê, com 13 km de filas na pista expressa, sentido Ayrton Senna. A retenção na via se estendia da ponte Júlio de Mesquita Neto até a ponte Aricanduva.
Por conta do Dia Mundial Sem Carro, a capital paulista teve atividades especiais nesta segunda-feira. O prefeito Fernando Haddad (PT) fez o percurso de sua casa até a sede da prefeitura de bicicleta. Ele fez o trajeto acompanhado de cicloativistas. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT), também foi trabalhar de bicicleta.
Entre as ações marcadas para o dia, está uma campanha de cicloativistas cobrando acessibilidade nas pontes para ciclistas e pedestres.