Em um jogo fraco tecnicamente, Croácia e Marrocos empataram, sem gols, nesta quarta-feira, no estádio Al Bayt, em Al Khor, cidade distante 58 km de Doha, no duelo de abertura do Grupo F da Copa do Mundo do Catar. Em nove jogos disputados até agora no Mundial, três deles terminaram em 0 a 0.
O desempenho das equipes dá a impressão de que será difícil a Croácia repetir ao menos o vice-campeonato conquistado na Rússia há quatro anos, assim como Marrocos terá de lutar bastante para alcançar as oitavas de final como em 1986, seu melhor resultado em Mundiais.
A partida começou com um amontoado de jogadores no meio-campo, pois cada seleção tinha cinco atletas neste setor do campo. Com isso, a disputa foi intensa pela posse de bola, com várias jogadas ríspidas.
Com a velocidade de Ziyech e En-Nesyri, os marroquinos foram mais agressivos no início da partida e Hakimi finalizou com perigo para defesa de Livakovic, enquanto os croatas apostavam no talento de Modric e Perisic, mas viveram no início das falhas na saída de bola do adversário.
Em uma delas, Perisic arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro Bono, aos 16 minutos. A partir daí, as equipes adotaram uma postura de esperar o adversário para roubar a bola e buscar o contra-ataque. O problema é que as duas equipes ajustaram a marcação e os espaços ficaram raros para criação das jogadas.
Com isso, a opção encontrada pelas equipes foi direcionar as bolas para as laterais. Perisic apareceu pelo lado esquerdo da Croácia, enquanto Ziyech ficou na direita de Marrocos.
Mas o melhor da primeira etapa só foi surgiu nos acréscimos, com três boas oportunidades para a Croácia marcar. Em duas delas, Bono surgiu com boas duas defesas. Na terceira, Modric pegou rebote na entrada da área e errou o alvo por muito pouco.
O segundo tempo começou agitado com os goleiros Livakovic e Bono sendo exigidos nos primeiros sete minutos. O jogo voltou a ficar morno, mas se agitou, aos 20 minutos, quando Hakimi acertou belo chute em cobrança de falta, mas o goleiro croata, bem colocado, fez boa defesa.
Sem espaço para armar jogadas, a Croácia passou a abusar das bolas alçadas na área, sempre com Modric na coordenação. Apesar dos 37 anos, o talentoso veterano lidera sua seleção, até mesmo no setor defensivo, sendo bastante ativo na marcação.
Nos minutos finais, as seleções pareceram satisfeitas com o resultado e tocaram mais lentamente a bola. A torcida marroquina, maioria no estádio, tentou incentivar seus jogadores, mas sem sucesso.
FICHA TÉCNICA:
MARROCOS 0 X 0 CROÁCIA
MARROCOS – Bono; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui (Attiat-Allah); Amrabat, Ounahi (Sabiri), Ziyech, Amallah e Boufal (Ez Abde); En-Nesyri (Hamdallah). Técnico: Walid Regragui.
CROÁCIA – Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Kovacic (Majer), Modric, Brozovic, Perisic (Orsic) e Vlasic (Pasalic); Kramaric (Livaja). Técnico: Zlatko Dalic.
CARTÃO AMARELO – Amrabat.
ÁRBITRO – Fernando Rapallini (ARG).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 59.407 espectadores.
LOCAL – Estádio Al Bayt, em Al Khor, Catar.