03pesquisa-ai freepik
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

No início de 2024, o Bett Show UK, o mais influente evento global de educação e tecnologia do mundo, mobilizou, em Londres, milhares de discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão escolar. Representantes de mais de 600 empresas de tecnologia global, de marcas educativas e de startups especialistas em fornecer soluções para todos os cenários pararam para avaliar as oportunidades, mas também os desafios éticos que o setor deve enfrentar com o uso cada vez mais intenso da IA. Para o diretor de Operações da F10 Software, Rafael Moreira, não é necessário atravessar o Atlântico para refletir sobre o tema. O especialista, que é economista e gestor comercial com atuação na área de tecnologia, defende que as discussões ocorrem no dia a dia das escolas.

“Trata-se de uma discussão pra todos e pra já, em um cenário que vai desde o atendimento para finalizar a matrícula até as inovações que envolvem a pedagogia na sala de aula. Por isso, os debates e as discussões devem ocorrer dentro da comunidade escolar”, diz. “Defendo que haja preparação efetiva dos gestores escolares para o uso da IA. Falo de investimento em capacitação e treinamento para entender e utilizar da melhor maneira esta tecnologia, de desenvolvimento de políticas claras e éticas para governança de dados e uso, além do estabelecimento de mecanismos de monitoramento e avaliação contínua dos sistemas”, completa.

Para o especialista, apenas dessa maneira será possível exigir que os profissionais consigam refletir sobre os benefícios e os riscos do uso da IA na gestão escolar e avaliar seus próprios desafios éticos. “É preciso encontrar o equilíbrio entre os benefícios e os riscos”, pontua. Moreira elenca ao menos quatro deles. “Nos benefícios podemos citar a melhoria na eficiência administrativa, como automação de tarefas repetitivas; a análise preditiva para identificar problemas precocemente e implementar intervenções; o aprimoramento da tomada de decisões baseada em dados precisos e análises detalhadas e, por fim, a facilitação da comunicação entre escola, alunos e pais, por meio de chatbots e sistemas automatizados’, exemplifica. “Mas temos que avaliar os riscos, que passam pela possibilidade de viés algorítmico, resultando em discriminação ou desigualdade; da dependência excessiva de tecnologia, diminuindo a autonomia e o julgamento humano; das questões de privacidade e segurança dos dados dos alunos, especialmente em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ainda pela falta de transparência nos algoritmos utilizados, dificultando a compreensão e confiança no sistema”, explica.

O coordenador de marketing da F10, André Pegoraro, acrescenta outra reflexão. “A IA desempenha um papel indispensável na análise de dados educacionais e na automação de processos administrativos, fornecendo às instituições de ensino uma compreensão mais profunda do desempenho dos/as alunos/as, padrões de aprendizagem e necessidades individuais. Ao utilizar algoritmos avançados, a IA pode extrair ideias valiosas a partir de grandes conjuntos de dados, identificando tendências, prevendo resultados e orientando intervenções pedagógicas personalizadas. Não se trata de pessimismo ou otimismo, e sim sobre equilíbrio”, analisa.

“Além disso, a automação de processos administrativos, como matrículas, gestão de recursos e comunicação com os gestores, agiliza as operações escolares, liberando tempo para os educadores se concentrarem no ensino e no suporte aos/às alunos/as. Assim, a IA não apenas aprimora a eficiência, mas também promove uma educação mais inclusiva, adaptativa e centrada no que é mais importante: o ser humano”, conclui.

Sobre a F10 Software

A F10 Software é uma edtech que desenvolve soluções para o setor educacional na área de Tecnologia da Informação. Fundada há 20 anos, tem como objetivo se tornar um centro de excelência em soluções inovadoras na gestão escolar, contribuindo para a transformação digital e para o ecossistema de inovação do setor. Com sede em Curitiba-PR, a empresa tem atuação nacional, atendendo escolas e grupos educacionais em todo o Brasil, por meio de seus softwares e aplicativos. https://www.f10.com.br