Outlet
Foto: Nenad Radovanovic

Outlets viram tendência para o futuro do varejo no Brasil, com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontando um crescimento de 4,6% no primeiro trimestre de 2025. A área bruta locável (ABL) do segmento avançou 24% em relação ao ano anterior, com 346 mil metros quadrados.

O formato vem se modernizando, reunindo grifes reconhecidas que reconhecem no modelo de negócios uma oportunidade para crescimento. Estratégias diversas podem ser aplicadas em outlets para a venda do estoque que vão além de liquidações tradicionais.

Marcas premium com grandes descontos

Para o público, os outlets representam a oportunidade de adquirir produtos de alta qualidade por valores mais acessíveis, com descontos médios entre 30% e 70%. Os empreendimentos oferecem ainda estrutura de shopping, com gastronomia, lazer e conforto.

“O consumidor vem atraído pela oferta, mas muitas vezes leva produtos premium, inclusive de coleções recentes. As marcas de desejo são decisivas para esse comportamento, porque aumentam o ticket médio das compras e fortalecem a experiência de quem visita o outlet”, explica o superintendente do mall, Rodrigo Alvim.

O City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), é o único do Paraná e conta com marcas renomadas como Boss, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Adidas e The North Face. O modelo de negócio é inspirado nos outlets americanos, em grandes áreas abertas e térreas, privilegiando a iluminação natural. A localização estratégica, a 25 km da capital, faz dos moradores de Curitiba a maioria entre os frequentadores, seguidos por clientes de Campo Largo e de outros municípios da região metropolitana, além de Ponta Grossa, Londrina e Maringá. “O outlet não é uma visita de impulso. O cliente organiza a vinda e transforma a experiência em um passeio. Isso mostra que não estamos falando apenas de consumo, mas de um programa de lazer, que conecta a compra ao convívio em família e com amigos”, acrescenta.

Crescimento constante

Em menos de três anos de operação, o City Center Outlet Premium registra crescimento superior a 10% no fluxo de visitantes e de 15% em vendas em comparação com os resultados de 2024. O desempenho também foi impulsionado pela alta na cotação do dólar,  reforçando o papel do empreendimento como vitrine de marcas internacionais e destino de compras acessíveis. 

“Nosso público é exigente e busca qualidade com preço justo. Estar em um outlet é cada vez mais uma estratégia para oferecer ao consumidor produtos reconhecidos, com descontos atrativos, dentro de um ambiente planejado para toda a família”, completa  a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Hickson.