Prefeito Rafael Greca junto com a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, recebe em seu gabinete o CEO da operadora TIM no Brasil, Alberto Griselli (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

O CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, se reuniu nesta quinta-feira (11) com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Na pauta, o executivo detalhou os investimentos no Estado e na capital paranaense como a cobertura 5G em todos os bairros da cidade, a expansão da UltraFibra (a banda larga residencial da TIM), além de outras iniciativas em andamento, em parceria com o governo municipal, como o projeto de iluminação pública inteligente. A TIM é a maior rede móvel do país, com presença em todas as cidades brasileiras e segue na liderança no número de antenas da tecnologia de quinta geração. No Paraná, a operadora é líder de market share com 51,6% dos usuários móveis, presente em todos os 399 municípios com as tecnologias 3G e 4G, com mais de 6,9 milhões de clientes móveis.

Líder também no 5G em Curitiba, a TIM já instalou 233 estações de quinta geração na cidade (mais de 5 vezes a obrigação da Anatel, que seria de 40 sites em julho deste ano). De acordo com a operadora, a previsão é chegar a mais de 250 estações 5G até o final de 2023. “Em Curitiba, 15% do offload (tráfego de dados) já é 5G, sendo o maior entre todas as capitais, mostrando o enorme potencial desta tecnologia para a cidade”, salienta o CEO da TIM. “Com todos os bairros de Curitiba cobertos, trabalhamos agora para a expansão dessa tecnologia para melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”.

“Curitiba tem o maior uso da cobertura do 5G no Brasil. Isso é resultado do trabalho árduo da Prefeitura de Curitiba nos últimos anos para tornar a capital paranaense uma cidade cada vez mais conectada. Nos antecipamos, em 2019, na atualização da legislação para tornar menos burocrático o processo de instalação dos equipamentos para a implantação da tecnologia 5G, que hoje já é ofertada em todos os bairros da cidade”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Outro projeto da TIM em Curitiba é a oferta da conectividade à internet. A UltraFibra, a banda larga residencial da TIM, com velocidade de download de até 1 Giga, está disponível para 700 mil domicílios na capital. Lançada em fevereiro, a tecnologia já foi implantada em outras 22 cidades paranaenses. Ainda em 2023, a TIM também projeta iniciar a implementação do projeto de iluminação pública inteligente, após mapeamento e modernização da rede que serão realizados pela concessionária. A iniciativa, em parceria com a Engie, empresa fornecedora de energia renovável, prevê que a nova iluminação resulte na redução de 33% do consumo de energia do município, otimizando custos para a administração local, além de utilizar equipamentos com maior tempo de vida útil e com menor impacto ambiental.