WhatsApp Image 2024-12-09 at 14.45.28
Foto: Divulgação

A Escola Parlenda, referência em educação infantil para crianças de 0 a 6 anos, anuncia com orgulho sua adesão ao Pacto Global da ONU, reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis e educação de qualidade.

A iniciativa torna a Parlenda pioneira em seu segmento na implementação de uma gestão alinhada à agenda  ESG/ASG (Ambiental, Social e Governança), consolidando sua posição como “Uma escola diferente por natureza”

O Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, conta com 26.417 empresas participantes em nível global, sendo 2.417 no Brasil. Nesse universo, apenas cerca de 30 instituições de ensino no país aderiram ao pacto, e apenas 4 escolas de educação infantil – duas delas em Curitiba, uma em Londrina e outra com sedes em São Paulo e Salvador.

O momento é ainda mais significativo em razão da Lei 14.926/2024, que estabelece diretrizes para a educação ambiental e mudanças climáticas. A partir de 2025, todas as instituições de ensino no Brasil deverão adequar seus currículos e práticas de gestão para integrar conteúdos e ações que promovam a consciência ambiental.

Antecipando-se às exigências legais, a Parlenda já instituiu um Comitê ESG, que norteia suas ações com base em boas práticas de sustentabilidade e governança, de modo a auxiliar na introdução de temas relacionados às mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e riscos socioambientais nos projetos institucionais e pedagógicos da escola. 

Um dos marcos desse processo foi a apresentação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da escola, um documento que destaca diversas iniciativas e seus resultados.

Educar para transformar

Entre essas ações, destaca-se a Feira de Orgânicos, um espaço que incentiva a comunidade escolar a adotar uma alimentação mais saudável e sustentável, além de fortalecer os produtores locais. Em 2024, foram realizadas 39 edições da feira, que receberam, em média, 65 visitantes por evento.

Nesse período, 2.650 kg de produtos agrícolas sem agrotóxicos foram comercializados, gerando uma renda de R$ 101.400,00 para uma família de produtores rurais formada por cinco dependentes, que trabalha em uma área de 10 hectares com cultivo rotacional.

A prática da “Segunda Sem Carne” foi incorporada ao dia a dia da escola como uma maneira de promover o consumo consciente e reduzir os impactos ambientais relacionados à produção de alimentos de origem animal.

Essa iniciativa mobilizou 72 crianças e 70 colaboradores semanalmente ao longo de 2024, evitando o consumo de 590 kg de carne, o equivalente a três bovinos no ano. Isso resultou em uma economia de 8.850.000 litros de água e na redução de 4.704 kg de CO2 emitidos na atmosfera.

A interação constante das crianças com os 10 mil metros quadrados de área verde da escola reforça o aprendizado ao ar livre, conectando-as à natureza e estimulando o cuidado com o meio ambiente. Em 2024, 210 crianças e 91 colaboradores participaram das atividades voltadas para a aprendizagem pela natureza, que contaram com 88 horas anuais de capacitação para 66 educadores da equipe pedagógica.

A gestão responsável da água, por meio do projeto “De Balde em Balde”, envolveu 11 crianças e duas educadoras por 2 meses na coleta de 25 litros de água da chuva, utilizados na horta da escola. 

Paralelamente, os 38 paineis solares já instalados nos anos anteriores, reduziram em 2,52 toneladas as emissões de CO2, o equivalente ao trabalho de 115 árvores em um ano.

O Projeto Inclusão assegurou a 16 crianças um Plano Educacional Individualizado (PEI) em 2024, além de 16 horas de rodas de conversa com 19 professores e quatro encontros com 27 famílias. A gestão responsável de resíduos reaproveitou 4,08 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem, gerando 2 toneladas de adubo e evitando a emissão de 6,46 toneladas de CO2.

Já a campanha “Menos Plástico e Mais Vida” capacitou 15 colaboradoras e evitou o uso de 3.528 sacos de lixo e 726 embalagens de materiais de limpeza por ano, além de 5.100 metros de filme PVC.

Desde sua fundação, há 10 anos, a Parlenda se compromete com uma abordagem educativa que valoriza o meio ambiente, inspirando crianças e famílias a adotarem práticas conscientes e responsáveis. Para a instituição, educar vai além da sala de aula: é promover uma relação harmoniosa com a natureza e formar agentes de transformação social.

Com sua adesão ao Pacto Global, a Parlenda reforça seu alinhamento com a Meta 4.7 do ODS 4 (Educação de Qualidade), que visa garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos para promover o desenvolvimento sustentável. “Acreditamos que nossas ações educam para a sustentabilidade e também criam um legado de responsabilidade e respeito ao planeta”, afirma Sônia Sillas, diretora da escola.

Sobre o futuro da educação ambiental
A Lei 14.926/2024 representa um avanço significativo ao alterar a base dos currículos escolares para promover uma avanço na educação ambiental do país e desafiará as instituições a olhar para as suas práticas de gestão para alinhar discursos, teorias às práticas do dia a dia, promovendo uma educação para a sustentabilidade dentro dos currículos escolares brasileiros.

Nesse cenário, a Parlenda já desponta como exemplo ao antecipar práticas pedagógicas e administrativas que vão ao encontro das novas diretrizes.

“A nossa missão é formar crianças conectadas ao seu papel como cidadãos globais, capazes de reconhecer sua influência no ecossistema e agir de maneira responsável. Como pioneiros no segmento, queremos inspirar outras instituições a trilhar esse caminho conosco”, conclui Sônia.

Acesse o relatório de sustentabilidade aqui:
https://www.escolaparlenda.com.br/sustentabilidade

Sobre a Parlenda

A Parlenda é uma escola de educação infantil, de 0 a 6 anos, que valoriza as infâncias em sua essência, inspirando-se nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia (Itália) e Emmi Pikler (Hungria), sempre em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A proposta pedagógica da Parlenda é alicerçada nos eixos Interações, Brincadeira, Arte e Natureza, promovendo vivências que estimulam a autonomia das crianças e exploram as múltiplas linguagens da cultura.

Ao longo de seus 10 anos, a Parlenda já impactou cerca de 700 crianças e suas famílias, criando um ambiente rico em experiências que fomentam o desenvolvimento e a imaginação infantil. Priorizando a escuta ativa, a escola constroi seu cotidiano com base nos interesses das crianças, desafiando-as a explorar e interagir com o meio físico e natural. Com o compromisso de oferecer meios para “Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer”, a Parlenda se firma como uma escola inovadora e comprometida com uma educação transformadora.