Jogos interessantes não precisam reunir necessariamente grandes equipes. Foi o que aconteceu, nesta segunda-feira, no Al Janoub Stadium, em Al Wakrah, no empate por 3 a 3 entre Camarões e Sérvia, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar. Os africanos abriram o placar, tomaram a virada por 3 a 1, mas conseguiram empatar na etapa final.

Com o resultado, cada seleção somou o primeiro ponto no Grupo G e ambas seguem com chances de classificação. Com a vitória do Brasil sobre a Suíça, os africanos precisariam superar a seleção de Tite, fazer saldo, e torcer para que os suíços não ganham dos sérvios, que também precisam dos três pontos para se garantir.

O jogo começou em ritmo lento, mas foi ganhando intensidade após os dez primeiros minutos. Camarões buscou jogadas pelas laterais para tentar fugir da forte marcação da Sérvia, mas não teve sucesso no começo.

Já os sérvios apostaram nas jogadas aéreas para seus altos atacantes. O curioso é que as duas grandes oportunidades surgiram em bolas rasteiras, ambas com o artilheiro Mitrovic.

Aos dez minutos, o maior artilheiro da seleção da Sérvia, em jogada individual, acertou a trave direita do goleiro Epassy, substituto do titular Onana, desligado da delegação após discordar de uma orientação dada pelo técnico Rigobert Song.

Aos 16, Mitrovic ficou livre na marca do pênalti, mas mandou a bola para fora, após falha tripla da zaga africana. A resposta de Camarões foi imediata. Kunde mandou uma bomba de longe, mas Vanja fez bela defesa, aos 18 minutos.

E o gol saiu aos 29 minutos de uma forma pouco provável. A altíssima defesa da Sérvia foi superada em uma bola alçada na área e aproveitada na sequência por Castelletto para abrir o placar para Camarões.

Com a vantagem, Camarões se fechou em seu campo e deixou a iniciativa para a Sérvia, sempre muito afoita na armação e na conclusão das jogadas.

O nervosismo sérvio também pode ser visto na saída de bola. Aos 43 minutos, Kunde aproveitou para criar mais duas boas possibilidades para camarões, mas falhou nas finalizações.

O castigo veio em seguida. Aos 46 minutos, o grandalhão Pavlovic, de 1,94 metro de altura, empatou em bela cabeçada, após falta cobrada pelo talentoso canhoto Tadic.

Camarões sentiu o gol sofrido. Perdido em campo, cometeu duas falhas seguidas, inclusive do goleiro Epassy, que permitiram Sergej fazer o gol da virada, aos 48 minutos. Antes do intervalo, Mitrovic quase fez o terceiro.

Detalhe: o árbitro Mohammed Abdulla Hassan, dos Emirados Árabes Unidos, deu cartão amarelo para Bassogog (Camarões) e Jovic (Sérvia), que do banco de reservas foram até seus companheiros festejar o gol marcado.

O segundo tempo começou com a Sérvia recuando a marcação e deixando Camarões com a bola. Mas, aos oito minutos, uma roubada no mio de campo permitiu que os croatas participem para o gol em um belo toque de bola, com finalização do goleador Mitrovic: 3 a 1.

A vantagem no placar fez a Sérvia diminuir o ritmo e deixar Camarões no desespero. Com isso, o africanos foram à frente, apoiados pela entrada do experiente Aboubakar, que fez o segundo gol, aos 19, em um belíssimo toque por cima do goleiro, e aos 21, com Choupo-Moting, após ótima assistência do próprio Aboubakar.

Os minutos finais foram muito disputados com as duas seleções se revezando no ataque e criando chances para obter a vitória. E na melhor delas, Mitrovic recebeu livre dentro da área, mas mandou para fora.

FICHA TÉCNICA:

CAMARÕES 3 X 3 SÉRVIA

CAMARÕES – Epassy; Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Kunde (Bassogog), Anguissa (Oum Gouet) e Hongla (Aboubakar); Mbeumo (N’Koudou), Choupo-Moting e Toko Ekambi (Ondoua). Técnico: Rigobert Song.

SÉRVIA – Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic (Babic) e Pavlovic ((Stefan Mitrovic)); Zivkovic (Radonjic), Lukic, Maksimovic e Kostic (Djuricic); Tadic, Sergej Milinkovic-Savic (Grujic) e Aleksandar Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic.

GOLS – Castelletto, aos 29, Pavlovic, aos 46, e Sergej, aos 48 minutos do primeiro tempo. Mitrovic, aos oito, e Aboubakar, aos 19 e aos 21 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – N’Koulou, Bassogog e Jovic.

ÁRBITRO – Mohammed Abdulla Hassan (Emirados Árabes Unidos).

RENDA – Não disponível.

PÚBLICO – 39.789 pagantes.

LOCAL – Al Janoub Stadium, Al Wakrah, no Catar.