O ComitĂª de Disciplina da Fifa desconsiderou a reclamaĂ§Ă£o formal feita pela FederaĂ§Ă£o Francesa de Futebol (FFF) em razĂ£o da anulaĂ§Ă£o do gol de Antoine Griezmann durante a derrota por 1 a 0 para a TunĂsia, na Ăºltima rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. O resultado foi o primeiro revĂ©s da seleĂ§Ă£o francesa apĂ³s vitĂ³rias nos dois primeiros jogos.
O lance em questĂ£o, ocorrido no Ăºltimo minuto dos acrĂ©scimos, decretaria o empate da seleĂ§Ă£o europeia. Griezmann colocou a bola na rede apĂ³s um cruzamento do companheiro TchouamĂ©ni desviado no caminho pelo zagueiro tunisiano Talbi. Quando o defensor tocou a bola, o atacante francĂªs jĂ¡ estava em posiĂ§Ă£o legal, mas, conforme a regra da Fifa, neste caso a origem do lance Ă© o cruzamento, nĂ£o o desvio.
O grande problema para a França, contudo, foi o fato de o Ă¡rbitro Michael Conger ter validado o gol, reiniciado o jogo e apitado o final da partida, antes de ser chamado pelo VAR e anular o lance apĂ³s revisĂ£o no monitor do gramado. A decisĂ£o causou muita irritaĂ§Ă£o entre os franceses.
“Foi vergonhoso”, disse Griezmann apĂ³s a partida. “Eu pensava que nĂ£o estava em impedimento e entĂ£o ele apitou para dizer impedimento. Eu nĂ£o tinha a intenĂ§Ă£o de jogar a bola no centro, mas entĂ£o o zagueiro perdeu sua jogada, e foi por isso que eu chutei, mas Ă© assim que as coisas sĂ£o”, completou.
No fim das contas, a derrota nĂ£o fez diferença no chaveamento da França, jĂ¡ que o time se classificou na primeira colocaĂ§Ă£o do grupo, com seis pontos. Nas oitavas de final, venceu facilmente a PolĂ´nia por 3 a 1 e avançou Ă s quartas, fase na qual enfrentarĂ¡ a Inglaterra.