(Foto: Franklin de Freitas)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para queda brusca de temperatura do Paraná com declínio entre 3ºC e 5ºC de hoje até sábado (20). O Instituto também afirma que pode o Paraná pode registrar as primeiras geadas. A previsão é que as geadas fracas ocorram no extremo sul do Extremo Sul do Estado na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril.

“Ao longo da quarta [17] e nos próximos dias da semana, uma nova massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e permite dias ensolarados na maior parte da Região Sul. Entretanto, as noites e madrugadas devem ser de frio nos próximos dias. Já o período da tarde pode ter temperaturas um pouco elevadas”, afirma a previsão do Inmet.

Curitiba pode bater recorde de frio

A previsão do Climatempo aponta que, entre as capitais da região Sul e Sudeste, Curitiba será a mais fria, com mínima de 11 graus. O instituto, aliás, prevê que a capital paranaense deve bater o recorde de temperatura baixa de 2024. Até a agora, segundo o Climatempo, a menor temperatura do ano foi 13,2°C. Na quinta (18) deve chegar a 13°C, na sexta (19), a 11°C, e no sábado (20), a 13°C.

A previsão do Inmet, por sua vez, é ainda mais “assustadora”: temperatura mínima em Curitiba pode bater os 10 graus na sexta (18) e no sábado (19). A máxima ficará entre 23 e 25 graus nos próximos dias. Em cidades como General Carneira e União da Vitória, de acordo com o Simepar, a mínima pode chegar a 8 graus.

Domingo já deve esquentar

Os dias mais frios dentro do período de atuação desta massa polar, segundo o Climatempo, serão a quinta e a sexta-feira, 18 e 19 de abril de 2024. A madrugada e o amanhecer do sábado, 20, ainda serão friozinhos no Sul do Brasil. Mas a partir da tarde do sábado, o ar frio vai para o oceano e começa a se afastar do Brasil, o que vai permitir a elevação de temperatura na tarde do sábado. A madrugada do domingo, 21 de abril, também vai ser um pouquinho fria, mas a tarde no domingo já será quente.