As polícias Militar e Civil de Paranavaí apreenderam aproximadamente 15 kg de diversas drogas com adolescentes nos últimos 13 anos. Nesta sexta-feira (11), os entorpecentes foram incinerados.

Durante 62 procedimentos investigatórios, foram encontrados 14 kg de maconha, 490 gramas de crack e 195 gramas de cocaína.

O escrivão chefe da Polícia Civil, Hélio Wanderley Araújo, afirmou que, como os drogas foram encontradas com menores, a polícia precisava de uma autorização da Vara da Infância e da Juventude para poder destruir os entorpecentes. A Justiça não tinha prazo para autorizar a incineração, e nós tínhamos que manter os materiais até que os casos fossem julgados, explica o escrivão.

Em março deste ano, foi aprovada uma nova lei de incineração, que estabelece prazos para a destruição de drogas apreendidas pela polícia. A partir de então, entorpecentes, frutos de apreensão sem prisão em flagrante do proprietário do material, devem ser incinerados no prazo de até 30 dias, desde que seja feito um laudo para especificar a apreensão.