CAMISAS DE ROCK
Lojas de “rock wear” festejam bom momento vivido na Capital, com cada vez mais shows na agenda cultural da cidade (Franklin de Freitas)

As próximas semanas serão intensas para quem gosta de rock’n’roll, com dezenas de atrações nacionais e internacionais das cenas do rock e do metal passando por Curitiba. E toda essa agitação cultural, além de uma forma de lazer, acaba sendo também uma oportunidade de negócio. Uma prova disso são as lojas de rock wear, como a Let’s Rock e o Túnel do Rock, que vivem dias agitados e, igualmente, de boas vendas.

“A agenda está cheia, muita coisa rolando e isso está movimentando o setor, porque os shows acabam impulsionando também a venda de merchandise. Estamos num momento fértil, num momento bom aí”, celebra Newton Santos Junior, proprietário da Let’s Rock (localizada próximo da Praça Tiradentes, na Galeria Pinheiro Lima), comentando ainda que as vendas em 2024 estão melhores do que em 2022 e mantendo o mesmo patamar do ano passado. “É um bom movimento, está legal”, emenda o empresário.

Somente para o mês de abril, por exemplo, estão marcados pelo menos 12 eventos envolvendo artistas ligados ao rock e ao metal, sendo que sete desses espetáculos envolvem bandas ou artistas internacionais, como Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden), Exodus (uma das primeiras e mais importantes bandas de Thrash Metal) e Master (um dos grupos pioneiros do death metal). E além das atrações internacionais, os shows nacionais também envolvem verdadeiros clássicos, como Angra (que se apresenta na Ópera de Arame no próximo domingo) e Titãs (que em 27 de abril estará no Teatro Guaíra).

Depois disso, outros oito eventos já estão agendados para ocorrer entre maio e junho, entre eles dois festivais (o maior deles de blues e rock e outro mais nichado, de black e death metal, mas ambos com atrações internacionais). Um cenário que deixa otimista aqueles que fizeram da paixão musical um negócio.

“Durante essas épocas de shows, a gente sempre tem muita movimentação, porque o pessoal vem direto na loja pegar camiseta, porque temos um acervo muito grande e também pegamos muito material das próprias turnês. Agora, por exemplo, teve a turnê de despedida do Sepultura [que passou por Curitiba no final de março] e vendemos praticamente todo o nosso estoque de camisetas da turnê”, conta ainda André Rafael de Souza, vendedor na Túnel do Rock.

Ainda segundo ele, quando há shows maiores, é possível perceber, inclusive, um incremento na movimentação turística, o que traz benefícios também para outros segmentos da economia curitibana (como o de hospedagem e o de gastronomia, para ficar em dois exemplos mais evidentes). “O show do Red Hot [Chilli Peppers, no final do ano passado] foi um grande exemplo disso: recebemos gente do Norte, do Nordeste, do Sudeste e de outros estados do Sul, além de pessoas de outros países da América do Sul e até de outros continentes”, relata.

CAMISAS DE ROCK
(Franklin de Freitas)

Os campeões de vendas: beatlemania viva

Trabalhando há dois anos como vendedor na Túnel do Rock, André Rafael de Souza conta que os shows do Iron Maiden (em agosto de 2022) e o do Metallica (em maio do mesmo ano) são até hoje os dois espetáculos que mais movimentaram a loja. “A gente não conseguia nem andar aqui dentro, era fila da galera para pagamento no caixa… E isso tanto na véspera como no dia do show. Era muita gente, a fila do caixa vinha até a escadaria aqui da loja”, recorda ele.

Já Newton Santos Junior, da Let’s Rock, comenta ter notado uma curiosa mudança no ano passado. É que os produtos dos Beatles, embora tenham tido sempre uma boa saída, nunca foram o carro-chefe, os campeões de venda da loja. No ano passado, no entanto, isso acabou mudando.

“A banda que mais vendeu aqui na loja foi Beatles, número um. Foi incrível, porque passou o ano passado inteiro vendendo bem. Na época do show do Paul McCartney, em dezembro do ano passado] deu uma alavancada, mas mesmo depois do show continuou vendendo bem e está assim até hoje, continua em primeiro. Em 30 anos de loja, os Beatles nunca foram o primeiro lugar aqui na loja, o que mais vendia. Sempre estiveram bem, como o nono, décimo que mais vendia aqui, mas ano passado virou o primeiro pela primeira vez e está se mantendo assim em 2024, por enquanto”, relata o empresário.

Programação: shows de rock/metal em Curitiba programados para os próximos meses (abril a junho de 2024)

17 de abril: Master (no Basement Cultural)
18 de abril: Jelusick, Sinistra e Clash Bulldogs (no Tork N’Roll)
18 de abril: Wander Wildner (no Jokers Pub)
21 de abril: Dead Fish (no CWB Hall)
22 de abril: Exodus (no CWB Hall)
24 de abril: Bruce Dickinson (na Live Curitiba)
26 de abril: Killswitch Engage e Carcass (no Tork N’Roll)
27 de abril: Titãs (no Teatro Guaíra)
27 de abril: Sebastian Bach (no Tork N’Roll)
30 de abril: Clássicos do Rock, com Orquestra Cordas do Iguaçu (no Teatro Guaíra)
17 de maio: Nightfall (no 92 Graus)
18 de maio: Blessthefall (no Jokers Pub)
19 de maio: Paul Di’Anno & Noturnall (no Sebas Music Bar)
24 de maio: João Gordo e Brutal Brega (no Jokers Pub)
24 de maio: Edu Falaschi (no CWB Hall)
7 de junho: New Model Army (no Jokers Pub)
15 de junho: CPM 22 (na Live Curitiba)
20 de junho: Festival Satanic Gathering (no 92 Graus)
23 e 24 de junho: Festival Best of Blues and Rock (na Live Curitiba)