
Uma tempestade com muito vento e granizo atingiu todos os 75 bairros de Curitiba na tarde desta sexta (9), segundo boletim da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa de Curitiba. A capital paranaense recebeu nas últimas horas a precipitação acumulada de 58 mm de chuva e rajadas de ventos de 70 km/h registradas na estação meteorológica do Simepar, localizada no bairro Jardim das Américas. Não há registro de feridos, desabrigados e desalojados, mas foram 247 ocorrências.
No Boa Vista, caiu granizo e árvores caíram com a força do vento. No Hauer, Boqueirão, Abranches, Pilarzinho, Vista Alegre, São Lourenço, Fazendinha, Santo Inácio, Santa Quitéria, Portão também houve registro de granizo e muito vento. De acordo com a Defesa Civil, das 14 às 16 horas desta sexta, foram 61 solicitações de lonas, 177 quedas de árvores e galhos, sete alagamentos, uma queda de poste e uma ocorrência de risco de desmoronamento.
Parte do Paraná, inclusive Curitiba, está em alerta laranja para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
Tempestade deixa 104 mil casas sem energia e afeta abastecimento de água na Grande Curitiba
Segundo o Simepar, há registro de chuvas em vários setores. “As pancadas de chuva que atuam são, na sua grande maioria, eventos rápidos e pontuais, mesmo assim há risco de tempestades. Pela imagem dos radares meteorológicos identificam-se as instabilidades”, diz o meterologista Samuel Braun.
O alerta do Inmet abrange a Região Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Sudeste Paranaense, Itapetininga, Centro Oriental Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Oeste Paranaense, Norte Pioneiro Paranaense.