
Depois de registrar as menores médias da década nos anos de 2023 e 2024, o setor da construção civil de Umuarama mostra uma recuperação expressiva em 2025. Em apenas nove meses, o volume de projetos aprovados pela Diretoria de Planejamento Urbano já superou todo o desempenho do ano passado, confirmando o retorno da confiança dos investidores.
De janeiro a setembro de 2025, foram 180.245 m² de obras aprovadas, um avanço significativo em relação aos 171,9 mil m² registrados em 2024 e aos 161 mil m² de 2023. O crescimento reflete diretamente na geração de empregos e na movimentação de diversos segmentos, como o mercado imobiliário, o comércio de materiais de construção, acabamentos e móveis planejados.
Foram mais de 20 mil m² por mês neste ano, contra 14,3 mil m² no ano anterior e 13,4 mil m² em 2023. O pico do crescimento ocorreu em julho de 2025, quando o município autorizou 43.162 m² de construções, o maior volume para o mês em uma década.
Confiança dos investidores em Umuarama
Segundo Renato Caobianco, secretário de Obras e Planejamento Urbano, o cenário demonstra que os investidores voltaram a acreditar em Umuarama. “Esse é um sinal claro de que os investidores voltaram a acreditar em Umuarama e a investir na cidade, diante do cenário decorrente das ações administrativas desta gestão”, destacou.
A diversidade dos novos projetos incluem prédios comerciais e residenciais, barracões industriais e moradias de diferentes padrões, além de reformas e ampliações