
A agenda cultural desta semana tem como destaque o Mês das Crianças. A programação inclui atividades gratuitas acontecem em diferentes espaços culturais do Estado. Na Biblioteca Pública do Paraná, a programação inclui contação de histórias, oficinas, sessões de cinema e teatro, além de uma festa especial no dia 18. No Museu Oscar Niemeyer, o público infantil poderá participar de oficinas criativas e brincadeiras neste domingo (12), em celebração ao Dia das Crianças.
No Teatro Guaíra, o espetáculo “Lendas Brasileiras” reúne o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná em uma homenagem ao folclore nacional, com ingressos já esgotados. Também no Guaíra, a peça “Se Essa Rua Fosse Minha” convida o público a brincar e reviver memórias da infância. Outras atrações incluem a mostra “CHOQUE”, no Miniauditório, o Festival Novos Olhares no Teatro José Maria Santos e a Orquestra Sinfônica do Paraná em apresentação gratuita em Maringá, dentro do projeto Guaíra Para Todos.
No domingo de feriado, os equipamentos culturais do Estado mantêm o horário normal de funcionamento: Museu Oscar Niemeyer, MAC no MON e Museu Paranaense abrem das 10h às 17h30; o Museu Casa Alfredo Andersen, das 10h às 17h; e o Museu da Imagem e do Som, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Já a Biblioteca Pública do Paraná, o Centro Juvenil de Artes Plásticas e a Sede Adalice Araújo permanecem fechados.
Confira a programação completa:
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
“Lendas Brasileiras” com Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná – O espetáculo “Lendas Brasileiras” retorna ao palco do Guairão em outubro em uma montagem do Teatro Guaíra que reúne dois de seus corpos artísticos – o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná – parceria que, desde a estreia em 2022, conquistou o público e se consolidou como um grande sucesso. Voltada para toda a família e especialmente para o mês das crianças, a produção multilinguagem integra dança, teatro, música ao vivo e contação de histórias para celebrar a identidade nacional a partir de cinco narrativas do folclore popular: Mula sem Cabeça, Jaci e a lenda da Vitória-régia, Caipora, Boto-cor-de-rosa e Boitatá. As apresentações acontecem nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), às 16h, com ingressos já esgotados.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
“Se Essa Rua Fosse Minha” – Nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), às 16h, acontece o espetáculo “Se Essa Rua Fosse Minha”, uma peça infantil interativa em que o público participa da narrativa brincando junto com os atores. Inspirada no folclore e nas brincadeiras tradicionais do Brasil, a montagem propõe às crianças um mergulho na diversidade das brincadeiras de rua e, ao mesmo tempo, convida os adultos a reviverem memórias da infância. Os ingressos estão disponíveis pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra.
“PO(R)TY” – De 15 a 18 de outubro (quarta a domingo), é a vez do espetáculo de dança contemporânea “PO(R)TY”, apresentado pelo Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep). Com classificação livre, a montagem integra a temporada 2025 Itália-Brasil do grupo e presta uma homenagem dançada ao artista paranaense Poty Lazzarotto, trazendo para o palco suas obras e sua trajetória de vida em uma visão humanista e multifacetada. As sessões acontecem de quarta a sábado, às 20h, além de apresentações na quinta-feira, às 9h30 e 15h, e na sexta-feira, às 15h e 20h, com ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria do teatro a partir de uma hora antes de cada espetáculo.
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
“CHOQUE” – O espetáculo de dança “CHOQUE”, dirigido por Fernando de Proença, segue em temporada até 19 de outubro, com sessões de quarta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. Em cena, as intérpretes Carmen Jorge, Elke Siedler e Juliana Adur percorrem trajetórias singulares que, ao se sobreporem, formam um corpo coletivo inspirado no conceito de choque de Walter Benjamin. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Teatro José Maria Santos
Festival Novos Olhares – Reunindo 20 artistas da cena teatral e da dança de diferentes cidades do Paraná, o festival apresenta cenas breves e monólogos com duração entre 15 e 25 minutos, valorizando novas vozes das artes cênicas no estado. A primeira edição do Festival Novos Olhares encerra sua programação entre os dias 10 e 12 de outubro (sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h). A classificação indicativa é 18 anos, e os ingressos são gratuitos, com retirada uma hora antes de cada sessão no próprio teatro. Todas as apresentações contam com tradução em Libras, e haverá sessão com audiodescrição no sábado, 11 de outubro. A programação ainda inclui oficinas e atividades paralelas, divulgadas no perfil do Instagram da produtora @apedatreze.
Guaíra Para Todos: Orquestra Sinfônica do Paraná em Maringá – A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá na quarta-feira (15), às 20h, no Teatro Calil Haddad, em um concerto que integra o projeto “Guaíra para Todos”. Sob a regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, o programa faz parte da agenda estadual da orquestra e apresenta um repertório dedicado aos grandes mestres do período clássico, como Beethoven, Mozart, Handel e Haydn. A entrada é gratuita. O teatro tem capacidade para 758 lugares e os ingressos poderão ser retirados a partir de segunda-feira (13), mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As trocas serão realizadas na Avenida Getúlio Vargas, 266, térreo, das 9h às 18h. Cada pessoa poderá retirar ingressos para até três lugares.
Visita guiada outubro – Sessão 2 – Na sexta-feira (10), tem início às 15h a visita guiada promovida pelo Setor Educativo do MON para conhecer em detalhes a arquitetura, o acervo e as exposições do Museu Oscar Niemeyer. Para participar, deve-se comprar o ingresso comum (inteira, meia-entrada ou isento), juntamente com o ingresso da visita guiada, no site. O ponto de encontro é em frente à bilheteria.
Dia da Criança no MON – Neste domingo (12), o Museu Oscar Niemeyer irá oferecer várias atividades em comemoração ao Dia da Criança. Haverá o ateliê de criação (colagem); a oficina de movimento, desenho e narrativa; e a pintura de painel com canetinha. As ações não precisam de inscrição prévia e acontecerão no Espaço de Oficinas e no Pátio de Esculturas, a partir das 10h30. Além da programação especial deste domingo, o MON oferece continuamente várias atividades e atrações para crianças e famílias. Acesse o site do MON e conheça toda a programação voltada para o mês das crianças.
Oficina – Caleidoscópio criativo – Na quarta (15), o MON convida o público a construir um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio. A atividade é gratuita e acontece no Espaço das Oficinas em duas sessões: às 10h30, e novamente às 14h30, com intérprete de Libras. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. A atividade está sujeita à lotação.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Teia à Toa”; “Sonhos de Cinema”; “Através”; “Pure Gold”; “Veemente”; “Eterno Feminino”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “MON sem Paredes”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Pátio das Esculturas” e “Espaço Niemeyer”.
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido nº 164 – A edição 164 do jornal Cândido tem como destaque uma reportagem de Cecilia Zarpelon sobre clubes de leitura para mulheres, que mostra o crescimento dessas rodas e seu papel como espaços de troca, escuta e valorização de autoras. A publicação traz ainda uma lista de livros recomendados pelas participantes e o especial Outras Palavras, no qual Isa Honório conversa com Marilia Kubota, Rafaela Tavares Kawasaki e tayna miessa sobre as narrativas de memórias de mulheres amarelas.
Entre os demais conteúdos, estão o artigo “A grande onda literária em Maringá”, de Victor Simião, um ensaio sobre Florbela Espanca assinado por Bruna Rossato, o conto vencedor do VII Concurso Literário Luci Collin, de Melissa Sayuri, e a nova coluna Orelhas Marcadas, de Carlitos Marinho. A edição traz ainda o ensaio fotográfico “Movimentos”, de Danielle Freitas, com registros da presença feminina no hip-hop curitibano, e a capa ilustrada por Tatiana Torricillas. Acesse essa edição AQUI.
SEÇÃO INFANTIL
Oficina de Origami
Oficina de origami para crianças com Denise Krukoski
Dia: 11 de outubro (sábado)
Horário: 9h30
Local: Seção Infantil
Hora do Conto
Contação de histórias para crianças
11 de outubro (sábado), 10h30
13 de outubro (segunda-feira), 14h30
14 de outubro (terça-feira), 10h30
15 de outubro (quarta-feira), 14h30
16 de outubro (quinta-feira), 10h30
Local: Seção Infantil
Peça de teatro infantil
Apresentação da peça “Doido para Voar”
Dia: 11 de outubro (sábado)
Horário: 11h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Palhaçarias
Espetáculo “Um dia no circo”, com Rafael Rodrigues
Dia: 13 de outubro (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório
Brincando de Ler
Atividades de estímulo à procura de diferentes livros e leitura no espaço, além troca de escolhas temáticas entre as crianças
14 de outubro (terça-feira), 14h30
15 de outubro (quarta-feira), 10h30
Local: Seção Infantil
Cine Pipoca
Exibição do filme “Luca”, com distribuição de pipoca
Classificação: Livre
Dia: 15 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Aula de teatro
Início das “Aulas de Teatro & Movimento BPP-CCTG 2025/2026″ para a Turma 2
Dia: 16 (quinta-feira)
Horário: 13h30
Local: Auditório
Inscrições encerradas.
PROJETOS FIXOS
Roda de Leitura 60+
Roda de leitura e atividades para o público 60+
Dia: 13 de outubro – toda segunda-feira do mês
Horário: 13h30 às 15h – 15h às 17h
Local: Sala de Reuniões, no 2º andar
Inscrições encerradas
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia
Dias: 16 de outubro – toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
EVENTOS CULTURAIS
“Pinheiro: um ilustre paranaense” – Exposição
Exposição com artes da revista “Ilustração Paranaense”, da Seção de Obras Raras da BPP
Dias: até 24 de outubro
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e sábado das 8h30 às 13h
Local: Hall do 2º andar
“Caminhos do Encantamento” – Exposição
Exposição de figurinos feitos com materiais reciclados com temática de contos de fada, assinada pelo artista Gustavo Krelling
Dias: até 20 de outubro
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e sábado das 8h30 às 13h
Local: Hall Térreo
SEÇÃO BRAILLE
“Brincar é preciso para todos” – Exposição
Exposição de jogos acessíveis para a pessoa com deficiência
Dias: de 13 a 20 de outubro
Horário: segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h e sábado das 8h30 às 13h
Local: Hall Térreo
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva
Títulos disponíveis:
“Operação Babá” – Classificação: 12 anos – Duração: 1h 31 minutos
“Bolt – Supercão” – Classificação: Livre – Duração: 1h 36 minutos
“Irmãos de Fé” – Classificação: Livre – Duração: 1h 20 minutos
Dias: 1 a 31 de outubro
Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Objeto Sujeito”; “Miragem”; “Coisas vivas”; “Ante ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: histórias recontadas”; “Ephemera/Perpétua”; “Lange de Morretes: entre-paisagens”; “Numismática e cultura material”.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – Jogo ABACORES – Exposição Pinturas Cometidas, de Ronald Simon – Na quarta (15), das 10h às 11h30 e das 14h às 16h, a equipe da ação educativa da Mostra Ronald Simon – Pinturas Cometidas estará na sala 9 do MAC no MON para, por meio do jogo ABACORES, promover a ativação sensível e múltipla sobre cores e formas, conexões e composições, texturas e luzes, áreas e espaços. O jogo pode ser coletivo ou individual e, simbolicamente, entrega aos visitantes partes das obras do artista. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.
Em cartaz – “Ronald Simon – Pinturas Cometidas” na sala 09 do MAC no MON e “Deve ser aqui” na Sede Adalice Araújo.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.
Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail [email protected].
Nova residente – A artista visual Bianca Stella ocupa até o final de outubro o ateliê da residência artística da Academia Alfredo Andersen. A curitibana busca aprofundar sua pesquisa nos processos de pigmentos naturais, criando novas cores e tingindo tecidos. O objetivo da artista é instigar um novo olhar sobre a matéria orgânica paranaense e a criação de cores a partir do que apenas a natureza pode providenciar. Visitação livre e gratuita de terça a sexta, das 13h às 17h.
“Calderari: amar, além do mar” – A mostra presta homenagem a Fernando Calderari, um dos pioneiros do abstracionismo no Paraná, reunindo pinturas, gravuras e objetos que revelam sua trajetória artística que marcou profundamente a arte paranaense. A exposição também conta com releituras que alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas fizeram a partir das obras de Calderari. Visitação livre e gratuita de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso museu casa. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desse Lado do Muro” – Funcionamento – A partir de outubro a exposição abre em novos horários: Terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A mostra é composta por uma seleção de imagens feitas pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan em 18 presídios de sete países da América Latina. É um convite para que o público reflita sobre a realidade do sistema prisional latino-americano, por meio de fotografias em grande escala, vídeos captados nos presídios visitados e projeções. A classificação indicativa da exposição é a partir de 16 anos.
“Desse Lado do Muro” – Visitas Guiadas – A programação é gratuita mediante inscrição. Classificação indicativa da exposição: a partir de 16 anos.
Sábado – 11 de outubro
Horário: 11h às 12h
Público: a partir de 16 anos
Vagas: 30
Inscrições AQUI
Quinta-feira – 16 de outubro
Horário: 19h às 20h30min
Público: 16+
Vagas: 30
Inscrições AQUI
Mostra de cinema francês – De 14 a 17 de outubro, o MIS-PR, em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba e a Unespar, apresenta a mostra Metamorfoses Sociais — uma seleção de documentários franceses contemporâneos que refletem sobre as mudanças que marcam nossa vida em sociedade. As sessões são gratuitas e acontecem às 19h em cada dia da mostra. Confira a programação completa AQUI.
Em cartaz – “Através do Tempo” e “Sinestesia dos Objetos”.
Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)
CJAP Divertido – Na sexta (17), o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre suas portas ao público com as oficinas do CJAP Divertido. Em comemoração ao Dia das Crianças, o espaço possibilita uma experiência artística para crianças de 8 a 11 anos conhecerem a história do espaço, explorarem obras de artistas paranaenses e desenvolverem suas próprias produções.
Data: 17 de outubro (sexta-feira)
Horário:
Turma 1 – Das 9h às 11h
Turma 2 – Das 14h30 às 16h30
Vagas: 20 alunos em cada turma
Idade dos participantes: 8 a 11 anos
Inscreva-se AQUI
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba