
Pela primeira vez, uma mulher vai presidir a Academia Brasileira de Direito (ABD). É a advogada e professora universitária Viviane Coelho de Séllos Knoerr, que vai estar à frente da Academia no Biênio 2025/2027.
A cerimônia de posse ocorreu durante o 15º Conbradec – Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania, realizado no UniCuritiba, onde Viviane é professora.
Doutora em Direito do Estado, mestre em Direito das Relações Sociais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Empresarial e Cidadania (PPGD) do UniCuritiba, Viviane é diretora da Séllos-Knoerr Sociedade de Advogados, palestrante e editora chefe de revistas jurídicas e científicas.
Na área acadêmica, é professora titular do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCuritiba e professora permanente do Programa de Pós-doutorado Universitá Mediterranea Di Reggio Calabria (DIGIES), na Itália.
Além da atuação na Academia Brasileira de Direito, ela é membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Integra ainda o conselho diretivo do Conbradec, Conibadec e Conlubradec, é diretora adjunta da Rede de Direitos Humanos e Transnacionalidade Brasil – Itália e diretora do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – Conpedi.
“Ser a primeira mulher a assumir a presidência da ABD é uma oportunidade única de conduzir uma instituição tão importante para a construção e o aprimoramento do Direito. Um privilégio acompanhado de responsabilidade e compromisso assumido perante os acadêmicos, a comunidade jurídica e a sociedade brasileira”, diz a presidente.