DECORAÇAO NA CASA CHINA
Setor para o lar na Casa China: demanda fez rede aumentar variedade de produtos (Franklin de Freitas)

Um segmento da economia tem alcançado resultados importantes nos últimos tempos: o mercado de artigos para decoração de casa. O levantamento mais recente feito pelo Instituto IEMI Inteligência de Mercado revelou que o varejo de artigos para casa movimentou R$ 96,3 bilhões em 2022. O impacto positivo é motivo de destaque, sobretudo em um cenário de incerteza econômica, causado pela pandemia de Covid-19.

Mas o período de isolamento social fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa. Na opinião da arquiteta Bruna Pieri, o desconforto com o lar foi um gatilho para o aumento da demanda na área de decoração. “As pessoas começaram a sentir cada vez mais a necessidade de transformar suas casas, que antes eram espaços multifuncionais, em ambientes verdadeiramente funcionais e agradáveis”, explica Bruna.

A pesquisa inédita no setor de decoração, feita pelo Instituto IEMI em parceria com a ABCasa, mostra que a demanda envolve empresas de mobiliário, utilidades domésticas, vidro, festas, iluminação, entre outros. O segmento contempla os diversos canais de venda, com destaque para o varejo local, que é o principal no País. O setor também vem criando muitos empregos.

De acordo com a pesquisa do IEMI, o Paraná é o estado sulista que mais gerou empregos no setor de artigos para casa, foram contabilizados 36.510 postos de trabalho entre 2019 e 2022. As lojas de venda de varejo de artigos para casa têm alta concentração na Região Sudeste, com 46,1%. E a Região Sul é a segunda que concentra mais pontos de venda, com 20,6%.

Enfeites e decoração — A alta no setor de decoração também ocorre em eventos sazonais, como Festa Junina, Páscoa, Halloween e Natal. Nessas épocas, as lojas investem em variedades de produtos.

“Para atender esse novo perfil de consumo, aumentamos em nossas lojas a variedade de produtos disponíveis para decoração e enfeites, além de buscar entregar itens de qualidade e com preços atrativos. Isso tudo incentiva a decoração sazonal, com famílias aderindo aos enfeites para a casa com o intuito de resgatar o simbolismo das datas comemorativas”, afirma o CEO da Casa China, Douglas Nomura.

Internet — As vendas on-line, em constante crescimento nos demais setores da economia, representou 14,3% em valor de artigos para casa, decoração, presente e utilidades domésticas. A internet traz uma ampla gama de recursos e inspirações para quem busca dicas de decoração, como perfis em redes sociais e até mesmo o Pinterest. Canais como estes acabam por agir como uma via de mão dupla, que beneficia tanto os consumidores quanto os profissionais.

Bruna Pieri, proprietária do Estúdio Unna, conta que a tecnologia é uma ferramenta que pode potencializar o trabalho dos profissionais da decoração, trazendo novas possibilidades e oportunidades criativas. A inteligência artificial, inclusive, pode ser uma grande aliada para imagens de realidade virtual em projetos de casas.

“Cada projeto é uma colaboração entre nós e o cliente, e quanto mais informado ele estiver, melhor. Afinal, isso nos permite entender melhor suas preferências e necessidades. Claro que, às vezes, recebemos referências um pouco desconexas, mas parte do nosso trabalho é guiar o cliente, mostrando o que funciona e o que não funciona, e como podemos integrar suas ideias ao projeto de forma harmoniosa e funcional”, afirma a arquiteta.

Como lidar com o baixo orçamento

Ao iniciar um projeto de decoração de casa, o principal percalço que pode surgir é a limitação financeira. Para tanto, é necessário encontrar resoluções criativas. A pintura é uma solução estética e econômica. Com ela, é possível promover mudanças significativas no ambiente. A pintura é uma alternativa para quem mora em imóveis alugados, por ser facilmente revertida.
Os tapetes também são recursos usados com frequência, pois proporcionam uma forma fácil e econômica de renovar um ambiente sem precisar trocar o piso. Os quadros podem ser utilizados para agregar personalidade e estilo aos espaços, sendo uma opção versátil e eficaz para transformar a decoração.

Os profissionais tiveram de se adequar à situação financeira dos clientes. Bruna Pieri explica a forma como lida com esses desafios em seu estúdio. “Em muitos casos, ao lidarmos com orçamentos restritos, éramos forçados a especificar produtos de qualidade inferior, comprometendo a integridade do projeto. Aprendemos, então, a ser transparentes desde o início, fornecendo uma estimativa realista do custo do projeto com base em nossa experiência. Embora essa abordagem possa resultar na perda de alguns clientes, acreditamos que seja a mais ética, pois buscamos criar planos que possam ser concretizados”.
Para que os custos sejam mais viáveis, a arquiteta implementou um sistema de faseamento de etapas. “Isso permite que os clientes planejem a execução da obra de acordo com sua disponibilidade e situação financeira, já sabendo onde investir recursos extras, como bônus ou 13º salário”, explica Bruna.

Tendências para decoração

A decoração de casas e apartamentos está cada vez menos padronizada. Isso acontece porque alguns consumidores optam por expressar suas personalidades, estilo de vida e valores por meio dos espaços em que vivem. As tendências atuais em decoração para casas podem variar de acordo com diferentes influências culturais, estilos de vida e preferências individuais.

Apesar de ser um tema subjetivo, alguns estilos têm predominado nos projetos de decoração, como o minimalista e o sustentável. Este, por sua vez, prioriza o uso de materiais naturais, como madeira e pedra, buscando criar ambientes mais orgânicos e sustentáveis.

Bruna Pieri explica que a abordagem usada em seu escritório, o Estúdio Unna, transcende as modas passageiras, a chamada arquitetura atemporal, que valoriza a singularidade de cada pessoa e reflete sua essência e identidade.

“Em vez de seguir tendências estéticas temporárias, buscamos criar espaços que resistam ao teste do tempo e proporcionem conforto e funcionalidade para o dia a dia de seus ocupantes. Acreditamos que o verdadeiro luxo está na autenticidade e na conexão emocional que um ambiente bem projetado pode proporcionar”.

Alguns consumidores investem em móveis feitos sob medida, garantindo que cada peça seja única e se encaixe perfeitamente no ambiente. Outros preferem a conveniência e a variedade oferecida pela compra online, optando por móveis prontos ou customizáveis. Por outro lado, alguns clientes valorizam a praticidade e a durabilidade dos materiais sintéticos, que oferecem facilidade de limpeza e manutenção. Essa diversidade de preferências reflete a busca pela individualidade e pela autenticidade em cada projeto de decoração.