mao inglesa
Via com mão inglesa em trecho da Rua Conselheiro Laurindo (Foto: Mario Akira)

Curitiba vai passar a contar com mais uma via com mão inglesa. A partir das 11h desta quinta-feira (11), a Rua Dona Alice Tibiriçá, no bairro Bigorrilho, passa a ter sentido de circulação em mão inglesa entre as ruas Padre Agostinho e Padre Anchieta.

A mudança, feita pela Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), busca organizar a circulação de veículos no local e aumentar a segurança dos pedestres.

Agentes de trânsito da SMDT estarão no trecho para orientar os condutores. Em caso de chuva ou forte garoa, a mudança poderá ser adiada.

Intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos e pedestres, além do impacto no tráfego. Essas análises se baseiam no monitoramento realizado pela SMDT e nas solicitações recebidas pelo Central 156 de atendimento ao cidadão, programa Fala Curitiba e outros canais.

História da mão inglesa

No Brasil, o sentido das vias segue a chamada “mão francesa”, com os veículos circulando pelo lado direito da via. Isso é assim desde 1928, quando foi regulamentado o trânsito brasileiro.

Em Curitiba, porém, há vias ou trechos de ruas com mão invertida, conhecidas como mão inglesa (onde os carros trafegam pelo lado esquerdo).

Até maio de 2024, eram 11 vias na cidade com este tipo de circulação. Uma fica no Centro, próximo ao passeio Público, na Rua Conselheiro Laurindo (foto), entre as ruas Treze de Maio e Carlos Cavalcanti, e é a mais antiga mão inglesa da Capital.

Além dela, as ruas com mão inglesa estão na:

Travessa Luis Gama, entre as ruas Júlia da Costa e Princesa Izabel
Rua Antônio Polito, entre a Marechal Floriano e a Irineu Prevedello Tedesco
Rua Lindolfo Pessoa, entre a Sete de Setembro e o final da rua
Rua Otávio do Amaral, entre Padre Anchieta e Martim Afonso
Rua General Aristides Athaydes Junior, entre Padre Anchieta e Martim Afonso
Rua Tarquínio Marchiorato, entre a Pedro Viriato Parigot de Souza e a Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Madre Maria dos Anjos, entre Brasílio Itiberê e o final da rua
Rua Calixto Razolin, entre Luiz Parigot e o final da rua
Rua João Laertes Bochnia, entre Ricardo Gasparian Machado e Emanoel Voluz
Rua Luísa Dariva, entre Monsenhor Ivo Zanlorenzi e o final da rua

No mundo, são mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais África do Sul, Austrália, Hong Kong, Índia, Indonésia, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia, e claro, o Reino Unido.