A secretária estadual de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, suspende temporariamente nesta quinta-feira (7) a prestação de serviço dos presos no regime semi-aberto ao Instituto das Águas em Paranavaí, região Noroeste do Estado.

A medida foi tomada um dia após o Ministério Público Federal (MPF) divulgar uma denúncia de que os detentos estariam abusando de alunas da Escola Estadual Curitiba.

De acordo com o Delegado da Polícia Civil Gustavo Bianchi, três meninas de 12 anos foram ouvidas e uma delas confirmou que teve relações sexuais com um dos presos. Outra adolescente, segundo Bianchi, disse que outro preso a beijou na boca. A Polícia Civil também está investigando o caso.
Dois presos de 26 e 19 anos são suspeitos de serem os responsáveis pelo abuso, mas não descartamos a hipótese de que os outros 14 também tivessem cometido esse tipo de crime, ressalta Bianchi.

A diretora da escola, Zenaide Maia, autora da denúncia ao MPF, contou que os presos se encontravam com as alunas em terrenos baldios próximos da escola e até em um aterro sanitário que fica perto do local. Segundo Maia, a história foi descoberta após a mãe de uma das estudantes ter relatado o caso.
Ela disse que monitorou as ligações que a filha recebia no celular e descobriu que a menina estava se encontrando com um desses presos. Nós chamamos as estudantes e elas confessaram, explica Zenaide. Ainda conforme a diretora, a mãe chegou a pegar o celular da filha e atendeu algumas ligações do preso.

Segundo informações da BandNews, o trabalho só deverá ser retomado após serem esclarecidos os fatos. O MPF quer a retirada dos detentos.