Frankin de Freitas – Iglus com cardápio especial no Shopping Mueller: procura imensa

A expectativa para o Dia dos Namorados é grande entre os donos de bares e restaurantes de Curitiba. Após dois anos de restrições da pandemia, a comemoração volta a ser presencial e para completar a data cai em um domingo. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a expectativa é que os namorados impulsionem um aumento de 60% no movimento. E avisa: quem quiser garantir lugar tem que reservar.

“O Dia dos Namorados é a segunda data mais rentável para o setor de bares e restaurantes, perdendo somente para o Dia das Mães. A categoria está animada para compensar dois anos sem essa comemoração”, diz o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo. “Já estamos há 10 dias estimulando as casas para que façam promoção e reservas e que o consumidor garanta seu lugar no seu restaurante preferido”. Segundo Aguayo, a expectativa do setor é que o movimento esteja maior nos estabelecimentos durante toda a semana que antecede o dia dos namorados.

“O Dia dos Namorados 2022 certamente será melhor que 2021 e 2020, em especial para os restaurantes. Isso porque, até o momento, não há sinais consistentes de que a obrigatoriedade do uso de máscara voltará, então teremos jantar especial no Dia dos Namorados”, comenta Christian Bundt, Membro do Comitê de Economia do ISAE Escola de Negócios. Muitas pesquisas, em especial das regionais estaduais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), apontam crescimento de até 25%, em média nas vendas relativas à data. Ponto que chama atenção nas pesquisas é o valor a ser gasto, até R$200,00, bem maior que em outros anos. “Esse aumento é explicado pela alta dos preços de diversos produtos e serviços que se apresentam, em especial, neste ano”, diz. Na parte superior da lista dos presentes preferidos pelos compradores estão as roupas, perfumes, cosméticos, chocolates e, é claro, jantares e cafés da manhã.

Segundo o especialista, a dica para restaurantes é unir fornecedores em torno da experiência que pode ser proporcionada ao cliente. “Parcerias com empresas de bebidas são comuns, mas pode-se agregar aqui as empresas de bebidas menos convencionais para a data, como café, e até de alimentos exóticos e produtos e serviços complementares, como cosméticos e motéis”, sugere. “Outro ponto interessante é estimular os jantares ou almoços em datas próximas e até usando o comércio eletrônico para a encomenda e entrega de menus especiais em casa, visto que é uma tendência forte”, complementa Christian Bundt.

Iglus românticos e jantar à luz de velas

Com uma ambientação inédita, inspirada em um restaurante localizado na Tower Bridge, de Londres, que lançou a estética dos iglus, dez charmosos iglus de madeira são o cenário acolhedor para o 1º Festival Mueller Bom Gourmet, que vai até 30 de junho. Instalados no alto do mall, com vista para o Passeio Público e o Centro Histórico de Curitiba, os iglus podem ser reservados por casais ou grupos de até seis pessoas para vivenciar uma experiência exclusiva. Durante todo o mês de junho, serão servidos menus especiais de almoço, café da tarde e jantar, com preço único, elaborado por 21 operações gastronômicas do shopping. Um detalhe: já não há vagas para os jantares durante todo o mês. Agora, só têm vagas para os cafés e almoços, mas não são muitas. Os menus são completos, com entrada, prato principal e sobremesa pelo preço único de R$ 89 por pessoa, no almoço e no jantar. No horário da tarde, os cafés também terão um cardápio especial de R$ 49 por pessoa. As reservas podem ser feitas no site www.festivalmuellerbomgourmet.com.br, com a escolha antecipada do menu e o pagamento. As bebidas serão escolhidas no local e pagas à parte. Além da experiência gastronômica na área do rooftop, a instagramável passarela do Shopping Mueller mais uma vez entra no clima e aguça os sentidos dos visitantes. O espaço, que já tem um formato que remete a uma estação de metrô, foi transformado em uma autêntica estação de metrô londrino, garantindo as melhores fotos e vídeos para os clientes.

Para celebrar o amor, o Ernesto Ristorante, principal restaurante italiano de Curitiba, vai servir um menu especial com quatro etapas, elaborado pelo renomado chef Dudu Sperandio, para o jantar de Dia dos Namorados, nos dias 10, 11 e 12 de junho. O menu, servido à luz de velas, sairá a R$ 250 por pessoa. Para começar, será servido um couvert com pão artesanal, manteiga de vinho, berinjela marinada e tartare de mignon com alcaparras e mostarda dijon. Como primeiro prato, o chef desenvolveu um delicioso ravioli de abóbora com molho grana padano e camarão pistola grelhado. Já para o prato principal, a escolha do chef foi o mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini trufado. Para finalizar, o clássico pudim de leite condensado da vovó como sobremesa. Mais informações no Instagram oficial do empreendimento (@ernesto.risto).

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Mercado de flores também com fé na ‘retomada’

Na Esalflores, o Dia dos Namorados costuma aumentar em 30% o volume de vendas, mas para 2022 as estimativas ainda são indefinidas. “Estamos muito curiosos para ver como será o Dia dos Namorados 2022, uma data fundamental para o nosso mercado.

Depois da instabilidade dos últimos dois anos, estamos confiantes que os números e indicativos deste ano nos darão uma boa base de orientação sobre o mercado de flores no geral”, comenta Bruno. Para o Dia dos Namorados 2022, a floricultura preparou opções especiais que trazem a rosa vermelha como protagonista, com buquês e arranjos exclusivos.

Além disso, a rede vai disponibilizar flores e arranjos avulsos ou complementadas por variados itens, entre eles chocolates, espumantes e pelúcias. “Sempre trabalhamos para disponibilizar o melhor em qualidade e variedade de arranjos, plantas, flores e presentes para todos os gostos e bolsos, e neste ano não será diferente”, completa Bruno José Esperança.