0cf grafite
(Franklin de Freitas)

O processo de utilização da arte urbana para a revitalização de uma região do bairro Jardim Botânico, em Curitiba, ganha um novo capítulo. Após o festival Street of Styles, um encontro internacional de graffiti cuja 9ª edição foi realizada na última semana na Capital, grafiteiros de outros estados e até mesmo de outros países se reuniram para pintar um muro na Avenida das Torres, substituindo o paredão preto que havia no local por painéis com desenhos diversos.

Assim como havia ocorrido em outubro do ano passado, quando foi pintado o muro da empresa Rodo Service Volare, a ação desta semana reúne novamente artistas, comunidade e empresários em prol da transformação de um trecho da Rua Brasílio Itiberê e da Avenida Comendador Franco. Desta vez, quem cedeu o espaço para os grafiteiros fazerem suas artes foi a Reunidas, empresa de transporte, cujo proprietário autorizou a intervenção prontamente, atendendo a pedido da líder comunitária Ellen Andreis.

Segundo François Ramalho, mais conhecido como Francês e que está há 27 anos no mundo do graffiti, a ação desta semana está acontecendo mesmo com toda a chuva que tem caído na cidade e atende um pedido dos próprios artistas, que vieram para a Capital participar do festival artístico e queriam um espaço para poder deixar o trabalho deles registrado pelas ruas cidade.

“Ontem [segunda] choveu, hoje [terça] está chovendo, mas o graffiteiro não tem limite, quer pintar de qualquer jeito. A chuva não inibiu o pessoal de forma nenhuma, eles estão pintando dentro e fora do galpão da empresa. Tem artista do Acre, de Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, do interior do Paraná e até de fora do país, um chileno e outro uruguaio”, comenta o Francês, destacando ainda a participação do artista baiano Bigode. “Ele é de Salvador, membro da Academia Brasileira de Personagens, um artista sensacional e referência minha até.”

Ao todo, são cerca de 25 artistas participando da ação, que dá continuidade ao processo de transformação da região através da arte urbana, iniciado no final do ano passado. Antigamente, aquele trecho da Brasílio Itiberê era um ponto de queima de materiais recicláveis e fios elétricos, além do uso de drogas. Hoje, já está virando um ponto turístico na cidade – o que deve se fortalecer ainda mais a partir de agora.

“Hoje mesmo foi muito interessante. O pessoal em situação de rua veio ver [os artistas pintando], um deles olhou para mim e falou ‘cara, aqui foi um ponto de droga, agora não é mais. Agora turista vem aqui tirar foto. A gente queimava cobre aqui, agora não queimamos mais’. É um impacto grande para quem passa por aqui, seja morador de rua, pedestre ou quem está de carro na Avenida das Torres. Eles buzinam, acenam com a mão. É gratificante saber que todo esse trabalho, todo esse esforço, está sendo reconhecido”, celebra o artista curitibano.

Entre outros nomes, participam da ação no Jardim Botânico os artistas Junior (@trz.crew), Matheus (@ciskozn) e Ester Anedino (@esagrafittiac), todos do Acre; o Bigode (@Bigodosapo), de Salvador (BA); Rodrigo (@errerodrigo) e Fábio (@fb_osmo), de Natal (RN); Victoria (@ranove.viih), de Cascavel, no oeste do Paraná; e o Francês (@frances_tudo_posso) e a Laura (@lala_luz), ambos de Curitiba.