
Os estudantes da rede estadual de Curitiba marcaram um “rolezinho” pré manifestação para este domingo. Na segunda (3), uma grande manifestação com professores, servidores e estudantes marchará da Praça Santos Andrade à Assembleia Legislativa contra o projeto de terceirização das escolas.
O encontro deste domingo (2) acontecerá das 13h30 às 18 horas na frente das Estação Tubo do Passeio Público. “Trazer um lanchinho e toalhas ou cangas para fazermos um piquenique coletivo. Se possível, também trazer tintas, pincéis, cartazes, sprays ou qualquer material artístico que possa ser utilizado”, diz a organização do evento nas redes sociais.
Leia mais
- Greve de professores: Secretaria de Educação do Paraná orienta pais a levarem alunos
- MPT-PR faz recomendação ao governo sobre assédio moral a professores
Os professores da rede estadual aprovaram greve a partir desta segunda (3) contra a proposta do governo, que tem votação em plenário prevista para o mesmo dia.
Projeto polêmico
A secretaria de Estado de Educação alega que o programa Parceiro da Escola, apontado como motivo da greve, foi concebido justamente para apoiar os diretores. “Como o nome informa, ele prevê uma parceria. Ele tem o objetivo de permitir que os diretores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede”, diz nota da Secretaria.
Para a APP-Sindicato, no entanto, a proposta “representa a privatização e o fim da escola pública”. Algumas das consequências, verificadas em duas escolas que já foram privatizadas, a Anibal Khury Neto de Curitiba e Anita Canet de São José dos Pinhais, são que professores PSS terão seus contratos rescindidos e perderão o emprego. Além disso, ainda de acordo com a APP, os novos professores contratados pela CLT poderão ser demitidos a qualquer momento, pelos mais diversos motivos.
Grande protesto
Um grande protesto, que reunirá professores da rede estadual, estudantes e professores das universidades federais, está marcado para a segunda (3) a partir das 8 horas na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Eles vão seguir até a Assembleia Legislativa.
Votação
O projeto que cria o Programa Parceiro da Escola tende a concentrar os debates durante as duas sessões plenárias da próxima segunda-feira (3), uma ordinária e outra extraordinária. O projeto está em regime de urgência.