festa da padroeira pinhais
Festa da cidade (Foto: Gheysa Padilha)

Tudo pronto para a Festa da Padroeira de Pinhais, Nossa Senhora da Boa Esperança, que terá início no próximo dia 26 de abril, com a Novena Preparatória. Já a grandiosa festa será realizada no dia 5 de maio com missa solene, às 10h30, seguida de almoço, com costela fogo de chão ao meio-dia, e festival de prêmios e sorteio da Ação entre Amigos durante à tarde.

Neste ano, a Novena traz o tema ‘O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome’ (Lc1,49). “Em 2023 refletimos sobre “comunhão”, agora em 2024 vamos refletir sobre a “gratidão” pela comunhão celebrada”, explica o pároco Lucas Dalbom.

De acordo com o padre, são cerca de 200 voluntários envolvidos nas mais diversas funções para que a comunidade católica possa celebrar esse momento tão especial. “Sempre uma alegria ver o envolvimento e o entusiasmo da comunidade trabalhando em unidade. Que a festa possa semear o sentimento de gratidão no coração de cada um, seja trabalhando ou participando das celebrações”, ressalta Dalbom.

Para a Novena são esperados cerca de 1.200 fiéis. Pela primeira vez, durante a Novena também será realizada a arrecadação de alimentos para as famílias vulneráveis da comunidade, atendidas pela Pastoral da Ação Social. “Quem puder contribuir fazendo esse gesto concreto, ficaremos gratos com a generosidade de cada um”, comenta o padre.

Já para o domingo festivo são esperadas cerca de 5 mil pessoas da comunidade, que poderão degustar a costela fogo de chão e filé de igreja (serão preparados 1000kg de costela e 500kg de alcatra) acompanhados de arroz e maionese. Além de outras iguarias como bolos, canjica, pastel, cachorro-quente e pão com bife.

“Toda a arrecadação da nossa festa é voltada para a conclusão dos vitrais, que iniciamos a instalação em dezembro de 2023. Primeiro com o vitral 1, que tem como tema Nossa Senhora; vitral 2 homenagem a São José e agora falta o vitral 3 associado a Jesus Cristo, que é o ‘Cordeiro de Deus’”, informa o pároco.

Venha fazer parte desta história. Confira a programação:

1º Dia 26/04 (sexta-feira) Missa e Novena – 20h.

Gesto concreto: Leite.

Tema: Maria, fonte de luz e vida.

2º Dia 27/04 (sábado) Missa e Novena – 19h.

Gesto concreto: Pó de café ou açúcar.

Tema: Maria, Rainha dos Apóstolos.

3º Dia 28/04 (domingo) Missa e Novena – 19h.

Gesto concreto: Biscoitos.

Tema: Imaculado coração de Maria.

4º Dia 29/04 (segunda-feira) Missa e Novena – 20h.

Gesto concreto: Arroz.

Tema: Maria, Mãe do bom conselho.

5º Dia 30/04 (terça-feira) Missa e Novena – 20h.

Gesto concreto: Feijão.

Tema: Maria, causa de nossa alegria.

6º Dia 01/05 Dia de São José Operário

(quarta-feira) Missa e Novena – 19h.

Gesto concreto: Óleo.

Tema: Maria, esposa de José. (solenidade de São José)

7º Dia 02/05 (quinta-feira) Missa e Novena – 20h.

Gesto concreto: Macarrão e Molho de tomate.

Tema: Maria, auxílio dos cristãos.

8º Dia 03/05 (sexta-feira) Missa e Novena – 20h.

Gesto concreto: Trigo ou Fubá.

Tema: Maria, saúde dos enfermos.

9º Dia 04/05 (sábado)

Carreata: 17h (Saindo da Matriz)

Missa e Coroação – 19h

Gesto concreto: Produtos de higiene e Limpeza.

Tema: Maria, rainha da paz.

Serviço:

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança

Quando: 5 de maio

Onde: Avenida Camilo di Lellis, 970, Centro Pinhais

57 anos de história

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança completa 57 anos de existência neste ano. Desde o início, o amor foi a pedra fundamental desta história. A comunidade também sempre esteve presente, desde a construção até a manutenção da igreja.

No ano de 1925, as cerca de 30 famílias católicas que aqui moravam não tinham um local apropriado para fazerem as suas orações. Então, foi em 1927, que o senhor Guilherme Weiss fez a doação do terreno e dos materiais para a construção da igreja, pois sua filha Eleonora queria se casar com o jovem Umberto Scarpa.

Toda a comunidade participou da obra, que começou em 1930. Como a Cerâmica Weiss ficava na parte baixa da cidade, perto da estação de trem, fez-se um mutirão e uma longa fila desde a cerâmica até o alto do morro, onde ficaria a igreja. Cada tijolo foi passado de mão em mão de homens, mulheres e crianças.

A inauguração da igreja aconteceu em 1937, com o casamento do comendador Umberto Scarpa e de Eleonora Adelaide Weiss. O padre Germano Mayer realizou a Primeira Comunhão da igreja, em 1937. Carmem Porcides Chiqueto, com 15 anos de idade, foi a primeira catequista das crianças.

Na década de 1940, o padre Germano Mayer organizava grandes festas na igreja e atraia moradores do Cristo Rei, Cajuru, Capoeira Grande, Colônia Muricy e Santa Maria. Em meados de 1950 foi concluída a obra da igreja em estilo revitalista gótico. No ano de 1954, Nossa Senhora da Boa Esperança de Pinhais passou a ser capela da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Curitiba.

Foi então, em 1967, que a igreja se tornou a primeira paróquia da região. Seu primeiro pároco foi o padre camiliano Afonso Pastori. Em 1974 o Frei Egídio Carloto assume a paróquia, onde permaneceu como pároco até o seu falecimento em 18 de dezembro de 1984.

Já em 1995 assume como pároco Antônio Carlos Zago, padre que teve grande contribuição para construção da nova matriz no início do ano 2000. Em 2002 a igreja antiga é tombada como patrimônio histórico de Pinhais. No ano de 2004 foi feito um grande trabalho de restauração da igreja antiga. Atualmente, o pároco é o padre Lucas Dalbom.

Serviço:

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança

Quando: 5 de maio

Onde: Avenida Camilo di Lellis, 970, Centro Pinhais