Julho chega frio com sensação de -7,6ºC no Paraná; veja onde foi e quando o sol volta

Ana Ehlert
WhatsApp Image 2025-02-18 at 11.19.52

Chuva e frio chegam junto com julho que promete ser mais gelado que a média já registrada. (Ana Ehlert)

O mês de julho chegou ao Paraná com chuva e frio. O avanço da massa de ar polar, prevista para todo o Estado, deixou a madrugada gelada na região mais o Sul, onde houve registro de temperatura de -1,9ºC e sensação térmica de -7,6ºC. Esse ‘gelo’ foi registrado na área rural de Palmas, município a 374 quilômetros ao Sul de Curitiba, já na divisa com Santa Catarina.

Leia mais:

Em 13 municípios, as mínimas desta terça, 1º de julho, não passaram de 5ºC, de acordo com o levantamento realizado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Vento e umidade intensificam o frio

Em outras sete localidades a sensação foi de um frio ainda mais intenso ao registrado pelas estações meteorológicas.

E o sol? Quando ele volta?

A primeira semana de julho terá como marca o frio e a chuva, principalmente na parte Leste do Paraná. Conforme os serviços meteorológicos, o tempo deve começar a melhorar um pouco, com pequenas aberturas de sol, a partir da quinta, 3, em Curitiba. Na Capital, devem ser registradas temperaturas entre 5ºC e 12ºC.

Até lá, os dias seguirão frios e com pouca variação de temperatura. Nesta tarde de terça, por exemplo, os termômetros em Curitiba não devem passar dos 10ºC. O dia começou com apenas 8ºC. Na quarta, as temperaturas oscilam entre 6ºC e 8ºC.

Alerta Geada

Para esta quarta, 2 ainda há indicativo de geada no Sudoeste e Sul do Paraná. Conforme o Simepar, pode ser de moderada a forte intensidade em regiões de baixada.

O amanhecer ainda será bastante frio no Oeste do estado, o que mantém alguma situação bastante pontual de geada fraca em regiões de baixada, do mesmo modo.