OPERAÇAO ANIMAL MAIS DE 300 CACHORROS EM MAUS TRATOS
Foto: Frankllin de Freitas

A Justiça inocentou Maria Inês Demeterco, acusada de maus-tratos a mais de 300 animais em Curitiba. Ela mantinha os animais em condições insalubres de higiene e alimentação em uma casa no bairro São Lourenço, em Curitiba. A decisão foi do juiz substituto Fernando Bardelli Silva Fischer

Ela foi presa em fevereiro de 2023 após a Polícia Civil resgatar centenas de cães na casa dela. De acordo com a Polícia Civil, muitos deles estavam sem alimento, sem água e sem limpeza nenhuma. Alguns deles caminhavam entre fezes. Outros não sabiam ao menos andar porque foram criados dentro de caixas de transporte.

Leia mais

Na sentença, o juiz substituto Fernando Bardelli Silva Fischer afirmou que a mulher tinha ciência das condições precárias em que se encontravam os animais, assim como das consequências decorrentes da superlotação e da falta de higiene. Mas, para ele, não se verificou a intenção de causar os maus-tratos aos animais: “Ao contrário, o conjunto probatório evidencia que a ré atuava movida pela intenção de salvar os animais e lhes proporcionar cuidado, ainda que, por suas limitações financeiras, emocionais e estruturais, o resultado prático tenha sido diverso”. ” Ela chegou a dilapidar seus bens, vender imóveis e passar fome para manter os cães e gatos sob sua guarda. Segundo se extrai de seus depoimentos, a ré reciclava latas e recolhia materiais para trocar por ração, arcava sozinha com tratamentos veterinários e demonstrava forte vínculo afetivo com os animais”.

O Ministério Público do Paraná (MPPR) deve recorrer da sentença.

Em entrevista à Bandnews Curitiba, o advogado que representa os animais, Ygor Nasser Salah Salmen, disse estar consternado com a absolvição e reforçou que vai recorrer da decisão.