Divulgação/PM

Faleceu na madrugada deste sábado (15/08) o ex-Comandante-Geral da PM, coronel Antônio Michaliszyn, aos 96 anos. Durante sua gestão, criou os primeiros nove batalhões da PM, além da Academia Policial Militar do Guatupê e o Hospital da PM. O coronel Michaliszyn era o Comandante-Geral mais antigo ainda vivo.

Nasceu em 1925, em Malet (PR). Ao longo da carreira passou por várias unidades no interior do estado. Ele ingressou na Corporação como soldado, em 1942. Pela sua dedicação foi graduado como cabo e, depois, sargento da PM. Em 1948 foi declarado aspirante a oficial.

Ao percorrer as unidades do interior do estado, chegou ao posto máximo da corporação e foi nomeado Comandante-Geral em 1966, seguindo no cargo até 1970. Deixou um grande legado à Corporação e também construiu, com recursos próprios, a Associação da Vila Militar (AVM).

VELÓRIO E SEPULTAMENTO – O coronel está sendo velado na Capela do cemitério Parque Iguaçu (R. Nicolau José Gravina, 292 – Cascatinha, Curitiba), onde também ocorrerá o sepultamento.