newton_da_costa_homenagem_foto_leonardo_bettinelli-228-1024×576
Foto: Leonardo Betti

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamentou o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, aos 94 anos, ocorrido na noite desta terça-feira (16). Newton da Costa foi um dos mais importantes e reconhecidos nomes da Lógica no Brasil e no mundo.

Graduado em Engenharia Civil, quando ainda no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, na década de 1950, Newton da Costa também obteve formação em Matemática e atuou como professor na UFPR. Sua carreira acadêmica se estendeu para São Paulo, onde lecionou na USP e na Unicamp, além de ter sido professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pioneiro

Aluno e docente na UFPR, Newton da Costa desenvolveu uma abordagem inovadora na lógica, desafiando os preceitos da lógica aristotélica. Seu trabalho pioneiro na lógica paraconsistente, que admite a possibilidade de uma sentença e sua negação serem verdadeiras ao mesmo tempo, teve aplicação significativa em áreas como computação, economia e direito.

A contribuição de Newton para a ciência brasileira e mundial foi celebrada como resultado de sua “ousadia e coragem”, impulsionando a construção de uma escola brasileira de lógica. Professor foi homenageado em 2019 pela UFPR.

Despedida

A cerimônia de despedida foi realizada nesta quarta-feira(17), no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

A Universidade Federal do Paraná expressa profunda tristeza neste momento de luto e presta solidariedade aos familiares e amigos do professor.