UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), comunicou na sexta (28) com pesar, o falecimento do pesquisador e professor Wellington Balmant, aos 41 anos, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Balmant atuava como pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Autossustentável (NPDEAS) da UFPR desde 2008. Com uma vida acadêmica construída na UFPR, o pesquisador era graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, mestre em Engenharia e doutor em Ciências (Bioquímica). Recentemente, havia terminado um segundo doutorado, em Engenharia Mecânica, também na UFPR.

Era pesquisador na área de energia renováveis, microbiologia e modelagem matemática. Recém aprovado como professor substituto, ia começar a dar aulas no curso de Engenharia Mecânica. O chefe do departamento de Engenharia Mecânica, professor João Morais da Silva Neto, descreve o professor Wellington como uma pessoa muito boa e tranquila: “Todos estão muito sentidos. Ele era uma pessoa muito querida. De mente aguda e ideias brilhantes e comprometido com o trabalho de pesquisa, Balmant seria um pesquisador muito respeitado. É uma perda muito grande, que vai deixar um grande vazio”.

Em publicação, o Setor de Tecnologia manifestou condolências à família e amigos. Reforçou a inestimável contribuição à ciência deixada pelo professor Balmant e “a perda de uma grande referência e um grande amigo”.

Wellington Balmant deixa esposa e duas filhas.

A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas, amigos e alunos.