
Nesta quarta-feira acontecer o Mutirão da Juventude com mais de 800 vagas de emprego em Curitiba. O evento é voltado especialmente a jovens em busca do primeiro emprego ou novas oportunidades no mercado.
O mutirão é realizado em alusão ao Dia Internacional da Juventude, ontem, pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná.
O evento acontece das 9h às 16h, com entrega de senhas até o meio-dia, na Agência do Trabalhador de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro.
Com a participação de mais de 18 empresas, serão ofertadas mais de 800 vagas, com foco em oportunidades para o público jovem: primeiro emprego, estágios, programas de aprendizagem e vagas sem exigência de experiência.
Com a participação de mais de 18 empresas, serão ofertadas mais de 800 vagas, com foco em oportunidades para o público jovem: primeiro emprego, estágios, programas de aprendizagem e vagas sem exigência de experiência.
A ação faz parte de uma mobilização estadual promovida ao longo de 2025 pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, que já contabiliza mais de 100 mutirões realizados em todo o Paraná, com 23 mil vagas disponibilizadas, cerca de 10 mil encaminhamentos e quase 1.600 colocações diretas no mercado de trabalho. A rede estadual de intermediação tem se mostrado um elo eficaz entre trabalhadores e empresas, fortalecendo o mercado local e promovendo inclusão social.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, iniciativas como o Mutirão da Juventude são essenciais para ampliar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. “Mutirões como este são portas de entrada fundamental para muitos jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado. Nosso papel é aproximar esses talentos das empresas e garantir que as políticas públicas de emprego cheguem a quem mais precisa”, afirma.
Jovens no Caged
O mercado de trabalho no Paraná tem mostrado um desempenho expressivo em 2025, com destaque especial para a inserção de jovens de até 29 anos. Segundo os dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no primeiro semestre, o Estado registrou a criação de 70.114 empregos formais para este público, o que representa o terceiro melhor saldo do país, atrás apenas de São Paulo (277.458) e Minas Gerais (106.034).
No acumulado geral do ano, o Paraná também se destaca como um dos líderes nacionais na geração de empregos. Foram 1.085.555 admissões e 991.336 desligamentos, resultando em um saldo de 94.219 novos postos de trabalho. No mês de junho, especificamente, o saldo foi de 9.377 novas vagas. Entre os setores que mais contribuíram para esse crescimento estão serviços com 50.434 vagas, indústria (21.610), comércio (10.902), construção civil (9.034) e agropecuária (2.219).