00442004
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

Com a proximidade do término da infraestrutura viária da Linha Verde Norte (lote 4.1), programado para junho, a Prefeitura de Curitiba iniciou a instalação de cinco conjuntos de estações-tubo (nos dois sentidos) para a expansão do transporte público e da integração da cidade. São elas as estações Solar (Bairro Alto), Atuba (Atuba), Avenida das Torres (Guabirotuba), Jardim Botânico (Jardim Botânico) e Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico (Jardim das Américas).

O início da montagem do tubo da Estação Solar (sentido Colombo), no Bairro Alto, foi acompanhado nesta quarta-feira (17/4) pelo prefeito Rafael Greca. A Estação Solar está sendo implantada entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar.

O prefeito esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, para inspecionar avanços nos trechos da Linha Verde, que tem 95% do pavimento de concreto da canaleta do transporte concluído.

“Nos próximos meses Curitiba verá pronta a Linha Verde para a alegria de todos os que amam a cidade”, disse Greca.

Na avaliação do prefeito, os trabalhos que acontecem na região do Trevo do Atuba estão com bom ritmo. “Estamos terminando as pistas de rolamento e a pista central e, aos poucos, vamos abrindo a Linha Verde ao tráfego”, disse o prefeito.

Cinco estações
A implantação das cinco novas estações-tubo são intervenções que acontecem paralelamente às obras do lote 4.1 da Linha Verde, executadas pelo Consórcio TC Linha Verde, vencedor da licitação. Também por licitação, duas empresas foram contratadas para a execução das estações. A Conex, responsável pelas unidades Solar e Atuba, e a Dang, para execução dos trabalhos nas estações Avenida das Torres (Guabirotuba), Jardim Botânico (Jardim Botânico) e Universidade Federal do Paraná -Centro Politécnico (Jardim das Américas).

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, a contratação para implantação dos novos equipamentos foi possível a partir da evolução das obras do lote 4.1, o mais complexo da Linha Verde.

“Com o progresso nos trabalhos de infraestrutura pudemos avançar em novos editais e assegurar, além das duas estações (Solar e Atuba) na área de abrangência do Lote 4.1, outras três estações (Avenida das Torres, Jardim Botânico e Centro Politécnico) de lotes que foram concluídos por outras gestões sem que as paradas de ônibus estivessem implantadas”, disse Rodrigues.

Estação Solar
Na região da Estação Solar, as obras de infraestrutura viária estão em fase adiantada com a execução de calçadas, canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública. No sentido São Paulo, a pavimentação nas vias marginal e local está próximo da conclusão, com previsão de liberação ao trânsito de novos trechos. A canaleta exclusiva do ônibus, que recebeu pavimento em concreto, foi concluída no trecho.

No sentido Curitiba foi concluído o novo pavimento asfáltico das vias marginal e local e com isso houve a liberação da pista sentido único da Rua Maria Petroski e a agulha de acesso para a via.

Trincheira Atuba
O prefeito também fiscalizou os serviços que acontecem na nova trincheira do Atuba. No local estão em execução as obras de drenagem e pavimentação na pista local, entre a loja Balaroti e o Posto Arabian, na parte superior a estrutura.

No interior da trincheira, na via marginal sentido Curitiba, estão na reta final as obras na estrutura de contenção da trincheira. Também estão sendo executadas drenagem e de pavimentação no interior da trincheira e obras de paisagismo nos canteiros entre a pista exclusiva para ônibus e as marginais.

Também no interior da trincheira foram implantadas as pistas nos sentidos Colombo e Curitiba, e, em fase final, está a pavimentação de concreto da canaleta exclusiva do ônibus.

Participaram da vistoria às obras o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; o diretor do Departamento de Edificação da Smop, Soélio Vendramin; o engenheiro fiscal da Smop, Leandro Guerini, a administradora da regional Boa Vista, Janaína Gehr.