Henrick Loyola Porzycki/Arquivo/DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) alerta para cuidados redobrados dos motoristas que trafegam pelos vários trechos em obras na região Sudoeste do Estado. Entre os serviços executados estão a implantação de contornos e marginais, conservação de rodovias, além da construção de uma ponte.

Quem passa pelos locais onde ocorrem as intervenções deve ficar atento à movimentação de máquinas e trabalhadores para evitar acidentes. “Contamos com a colaboração de quem trafega nestas rodovias, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização, para evitar acidentes”, diz o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

O secretário destaca a importância destas intervenções para a população do Sudoeste e também para a economia da região. “As obras vão trazer mais fluidez ao trânsito e segurança para todos. Além disso, vão agilizar o transporte de cargas”, afirma.

CONSERVAÇÃO DE RODOVIAS – As rodovias do Sudoeste estão contempladas em quatro lotes do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas (PERC II). Com investimento de R$ 209,6 milhões, 1,2 mil quilômetros de estradas da região receberão os serviços de manutenção ao longo de 36 meses.

O programa prevê reparos superficiais e remendos profundos, além da recuperação do pavimento nos segmentos mais degradados.

Um dos primeiros trechos da região contemplados pelo PERC II fica na PR-280. Os operários trabalham entre as cidades de Renascença e Marmeleiro, num total de 5,7 quilômetros de extensão. Os trabalhos começaram no mês de julho e devem ser finalizados em setembro.

Em alguns pontos o trânsito flui no sistema pare e siga e em outros o tráfego continua em duas pistas por conta da terceira faixa.

CONTORNO NOROESTE DE PATO BRANCO – A obra ligará a BR-158 à PR-158 e vai facilitar o escoamento da produção das cooperativas e de um frigorífico localizado na região. Além disso, o contorno irá desviar o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, reduzindo o tempo de percurso entre os bairros.

A primeira etapa do contorno Pato Branco terá 5,2 quilômetros e contempla uma ponte sobre o Rio Ligeiro e um viaduto na BR-158. A obra começou em maio e está na fase de terraplanagem. O investimento do DER-PR é de R$ 25,7 milhões e o prazo para conclusão dos trabalhos é de 18 meses.

CONTORNO NOROESTE DE FRANCISCO BELTRÃO – O DER-PR investe R$ 30,6 milhões na ligação de 5,2 quilômetros entre a PR-180 e a PR-483. Cerca de 200 mil pessoas de 15 municípios da região serão beneficiadas. Assim como o contorno de Pato Branco, a obra irá desviar o tráfego pesado da área urbana do município e agilizar o transporte de cargas.

Os operários executam os trabalhos de terraplanagem, além de implantar uma galeria para escoamento das águas pluviais. Quem passa pelo local deve ficar atento ao tráfego de caminhões que transportam o material para a obra, às máquinas nas margens da pista e às detonações que são necessárias para construção do contorno e acabam interditando a rodovia.

MARGINAIS E TREVO NO BAIRRO ÁGUA BRANCA – Com investimento de R$ 1,4 milhão, a implantação de marginais no Contorno Leste de Francisco Beltrão, no acesso à PR-180, vai garantir a segurança de quem se dirige ao câmpus de Medicina da Unioeste e ao Centro Regional de Especialidades (CRE).

Os trabalhos, que tiveram início no mês de junho, agora se concentram no prolongamento das galerias. Na sequência, começam os serviços de terraplanagem. Assim como nas outras obras, há mobilização de veículos e funcionários no local, por isso pedestres e motoristas devem redobrar a atenção.

PONTE SOBRE O ARROIO BUFÃO EM MANFRINÓPOLIS – Começaram neste mês os trabalhos para construção de uma nova ponte na PR-182, no trecho entre Manfrinópolis e Salgado Filho. A nova estrutura terá 7,5 metros de comprimento e 14,5 metros de largura.

Com investimento de R$ 360 mil, a ponte vai evitar os constantes alagamentos que acontecem na região, já que o bueiro que existe no local não suporta a vazão do córrego que transborda após chuvas intensas e acaba causando a interdição da rodovia.