
Nesta sexta-feira (8), o governador do Paraná, Ratinho Junior, faz o lançamento oficial das obras de duplicação em concreto da PR-412, entre Matinhos e Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, às 15h30, na Av. Paranaguá, esquina com a Rua das Orquídeas, em Matinhos.
A obra é parte do pacote de modernização do Litoral, ao lado da Ponte de Guaratuba, revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná, e a duplicação entre Guaratuba e a BR-101, confirmada na quarta-feira (6).
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai investir R$ 274,5 milhões na nova empreitada. O trecho tem 14,28 quilômetros de extensão, iniciando na ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste.
Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.
O concreto vem sendo utilizado na pavimentação de diversos trechos no Paraná. Em maio, o Estado alcançou a marca de 500 km de rodovias pavimentadas com concreto, somando 18 trechos em obras apenas em junho. Os investimentos chegam a R$ 3,1 bilhões, com vantagens econômicas a longo prazo.

(Foto: DER-PR)
Entre as vantagens do uso do concreto, é que o pavimento rígido dura 20 anos, o dobro do asfalto (10 anos), e exige manutenção menos frequente e mais barata. Enquanto estradas flexíveis demandam contratos contínuos de reparos, as de concreto têm intervenções pontuais e simples, reduzindo custos para o estado. A opção pelo concreto se mostra, assim, mais durável e econômica.

Placas de concreto na BR-163 (divulgação/EPR Iguaçu)
Paraná tem outros projetos de pavimentação em concreto
Nesta quinta-feira (7), também foi anunciado novo projeto de rodovia em concreto. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou o edital de restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e Manoel Ribas, na região Central, em uma extensão de 51,86 quilômetros.
Está prevista a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto, e também a duplicação de 15,9 quilômetros, a implantação de 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, acostamentos, vias marginais e a construção de seis novos viadutos.
Veja o vídeo de como será a obra:
A Rodovia da Uva, uma das principais vias de ligação da Grande Curitiba, vai ter uma nova etapa de duplicação. A nova etapa também terá piso em concreto.
No dia 31 de julho, o Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estrada de Rodagens do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu a audiência pública para o projeto de aumento de capacidade da PR-417, que liga Curitiba à sede do município de Colombo.
A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a interseção com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, unindo-se à parte já duplicada. A obra busca desafogar o trânsito na via, que não comporta mais o tráfego de veículos atual.
Confira a lista de outras obras em concreto no Estado até junho deste ano
Duplicação da PRC-466 – Pitanga a Turvo – R$ 514.230.020,00 – 45,5 km – obra em andamento
Duplicação da PRC-466 – Turvo a Palmeirinha- R$ 293.750.000,00 – 27,02 km – obra em andamento
Duplicação da PR-412 – Matinhos a Pontal do Paraná (Praia de Leste) – R$ 274.500.000,00 – 14,28 km – obra em andamento
Ampliação e restauração das PRC-487 e PR-460 – Nova Tebas a Pitanga – R$ 267.800.000,00 – 51,52 km – obra em andamento
Pavimentação em Whitetopping da PR-151 – Ponta Grossa a Palmeira – R$ 257.215.000,14 – 32,71 km – obra em andamento
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Clevelândia a Pato Branco – R$ 180.950.000,00 – 37,49 km – obra em andamento
Duplicação da PRC-466 – Palmeirinha a Guarapuava – R$ 139.785.485,97 – 11,52 km – obra em andamento
Pavimentação em Whitetopping da PR-180 – Goioerê a Quarto Centenário – R$ 65.806.729,03 – 11,13 km – obra em andamento
Duplicação da Rodovia dos Minérios – fase 2 – em Almirante Tamandaré – R$ 50.700.000,00 – 1,28 km – obra em andamento
Nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais – BR-116 e BR-376 – R$ 96.800.000,00 – 26,61 km – obra em andamento
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 Palmas a Clevelândia R$ 188.250.000,00 – 45 km – obra concluída
Duplicação da Rodovia dos Minérios – Curitiba a Almirante Tamandaré – R$ 152.337.866,02 – 4,74 km – obra concluída
Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel – R$ 123.856.146,65 – 19,07 km – obra concluída
Pavimentação em Whitetopping PRC-280 – em Palmas – R$ 154.685.227,62 – 59,55 km – obra concluída
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 – Pitanga a Manoel Ribas – orçamento sigiloso – 43,05 km – em licitação
Duplicação da Rodovia dos Minérios – fase 3 – orçamento sigiloso – 8,3 km – em licitação
Novo Contorno Sul (BR-116 e BR-476) – Curitiba a Araucária – R$ 355.500.000,00 – 9,37 km – em licitação
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 – Manoel Ribas a Lidianópolis – 51,86 km – obra prevista pelo DER-PR

Rodovia em concreto (Foto: Secom/AEN)