
A pesquisadora Danusia Walesko, descendente dos primeiros imigrantes poloneses que chegaram ao bairro Santa Cândida, em Curitiba, conserva a memória da chegada e ocupação do bairro. Ela conta que a imagem de Santa Cândida doada por Dom Pedro II veio de Portugal para a colônia.
A imagem, que estava na Catedral de Curitiba, foi levada à primeira capela construída na colônia em junho de 1876, em uma procissão que reuniu mais de dois mil fiéis e moradores do local.
“Essa imagem está preservada no altar principal da atual igreja matriz do Santa Cândida, inaugurada em 1936 pelo padre João Wislinski, que foi homenageado com o nome da rua que passa na frente do templo”, ressaltou Danusia.
Programação
A Festa da Padroeira no bairro Santa Cândida tem programação variada em agosto, na Igreja Matriz (Rua Padre João Wislinski, 755) e na casa paroquial.
Santa Missa
Data: 17/8
Horário: 10h
Tríduo de Santa Cândida para preparação para a Festa da Padroeira
Data: de 20/8 a 22/08
Horário: 20h
Santa Missa pelos Festeiros
Data: 23/08
Horário: 19h30
Festa de Santa Cândida com procissão, almoço e show de prêmios
Data: 24/8
Horário: 9h
Dia da Padroeira. Santa Missa em louvor a Santa Cândida
Data: 29/8
Horário: às 20h
Tradicional dia do Cuque Polônes
Data: 30/8
Horário: 9h
Referências: Blog Santa Cândida: A História e as histórias de cada um. “ O início de uma tradição na Festa de Santa Cândida”, https://danusia.com.br/, acesso em 10 de jul. de 2025.