Pelo menos 263 pessoas foram afetadas pela tempestade no Litoral do Paraná

Redação Bem Paraná

João Frigério

Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pelas coordenadorias da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quarta (10), revela que 263 pessoas foram afetadas pela tempestade que atingiu o Litoral do Paraná. Até o fechamento do balanço parcial, eram 38 pessoas desabrigadas, 20 em Guaratuba, e 18 em Matinhos. 

Foram registrados pontos de alagamento em Pontal do Paraná, onde também houve um destelhamento. Em Matinhos, foram pelo menos 16 destelhamentos, duas quedas de árvore e uma queda de poste de energia, além de alagamentos em diversas partes da cidade. 

Em Guaratuba, vários postes energia elétrica caíram, deixando boa parte do município sem energia. O bairro mais afetado foi o Brejatuba.  Equipes da Defesa Civil composta por servidores da Secretaria Municipal da Segurança Pública, servidores do Departamento de Obras e demais voluntários estão realizando o atendimento e levantamento dos danos o município. O Corpo de Bombeiros está realizando a distribuição de lonas e, junto ao CRAS municipal, realizando o cadastro das famílias. A Igreja Matriz está sendo servindo de abrigo para 5 famílias que tiveram que deixar suas casas.

A faixa horária de maior relevância foi entre as 12h e as 15h, com incidências de rajadas de ventos de 97,2 km/h e precipitação de 101,6 mm em 24h, em Guaratuba, município mais atingido, seguido por Matinhos, segundo o informe. 

As prefeituras de Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina suspenderam as aulas nas escolas da rede municipal e o atendimento nos postos de saúde está restrito. O prefeito de Matinhos, no Litoral do Paraná, José Carlos Espírito Santo, decretou situação de emergência município, na tarde desta quarta (10).