Vários pássaros silvestres em situação irregular foram encontrados por Policiais Militares Ambientais em Londrina. Denúncias anônimas foram feitas ao batalhão que designou policiais para o conjunto habitacional Maria Cecilia. Em três residências localizaram um total de trinta e um pássaros silvestres em cativeiro sendo que nenhum deles tinha a documentação regularizada para a sua criação em cativeiro, constatando a denuncia de manter os pássaros apreendidos de forma ilegal.

Ao todo foram encontrados cinco coleirinhas, cinco sangrinhos, dois azulões, três sabiá laranjeira e dezesseis trinca ferro em três residências verificadas. Todas as aves estavam em situação irregular, em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável que é o IBAMA, algumas com sinais de captura recente.

Não foi confirmada a denuncia de venda das aves, pois no momento da abordagem nenhuma pessoa comercializava animais, mas foram encontrados e apreendidos seis alçapões destinados à captura criminosa de aves e doze gaiolas vazias que provavelmente aguardavam a captura de aves, três delas com adaptações para receber pássaros recém capturados e que se debatem contra as paredes, criando indícios de possível trafico de animais silvestres.

Os policiais constataram três pessoas responsáveis pelas aves, sendo três homens de 63, 48 e 35 anos de idade, todos autuados em termo circunstanciado por capturar e manter em cativeiro irregular as aves silvestres.

Todas as aves possuem sinais de domesticação e serão encaminhadas para receberem cuidados veterinários ou de biólogo, as que apresentarem condições de soltura, imediatamente receberão a liberdade e as outras serão encaminhadas para CETAS, ou outro local compatível para depois ser readaptada a vida silvestre.