Policiais ambientais encontram 31 pássaros silvestres em cativeiro irregular

Aves foram encontradas em três casas da região de Londrina

Redação Bem Paraná

Vários pássaros silvestres em situação irregular foram encontrados por Policiais Militares Ambientais em Londrina. Denúncias anônimas foram feitas ao batalhão que designou policiais para o conjunto habitacional Maria Cecilia. Em três residências localizaram um total de trinta e um pássaros silvestres em cativeiro sendo que nenhum deles tinha a documentação regularizada para a sua criação em cativeiro, constatando a denuncia de manter os pássaros apreendidos de forma ilegal.

Ao todo foram encontrados cinco coleirinhas, cinco sangrinhos, dois azulões, três sabiá laranjeira e dezesseis trinca ferro em três residências verificadas. Todas as aves estavam em situação irregular, em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável que é o IBAMA, algumas com sinais de captura recente.

Não foi confirmada a denuncia de venda das aves, pois no momento da abordagem nenhuma pessoa comercializava animais, mas foram encontrados e apreendidos seis alçapões destinados à captura criminosa de aves e doze gaiolas vazias que provavelmente aguardavam a captura de aves, três delas com adaptações para receber pássaros recém capturados e que se debatem contra as paredes, criando indícios de possível trafico de animais silvestres.

Os policiais constataram três pessoas responsáveis pelas aves, sendo três homens de 63, 48 e 35 anos de idade, todos autuados em termo circunstanciado por capturar e manter em cativeiro irregular as aves silvestres.

Todas as aves possuem sinais de domesticação e serão encaminhadas para receberem cuidados veterinários ou de biólogo, as que apresentarem condições de soltura, imediatamente receberão a liberdade e as outras serão encaminhadas para CETAS, ou outro local compatível para depois ser readaptada a vida silvestre.