FRIO EM CURITIBA

A quarta-feira, 17 de abril chegou a Curitiba com o tempo mais firme. O sol, ainda que por pouco tempo, conseguiu aparecer em algumas aberturas, mas o dia já começou com ar mais gelado que os anteriores. A mínima registrada na Capital foi de 15ºC. A máxima prevista para esta quarta deve ficar na casa dos 24ºC.

Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib, a frente fria que casou a chuva nos últimos dia se afastou do Paraná dando lugar a massa de ar frio de origem polar que deve provocar um resfriamento mais significativo trazendo a primeira onda de frio deste ano. Apesar do Sol, chuvas rápidas e pontuais também podem ocorrer a qualquer hora do dia.

Nesta quarta-feira o fim de tarde deve ser mais frio em todas as regiões. As menores temperaturas previstas devem ficar na região mais ao Sul do Paraná. A mínima do Estado, de 10ºC está prevista para o município de Palmas.

Kneib afirma que as temperaturas mínimas já devem ser registradas no final da noite. Portanto, antes de deitar, é bom deixar um cobertor ou edredron ‘no jeito’ para não ser acordado pelo frio da madrugada.

Segundo o Climatempo, o efeito desta massa de ar frio será mais forte sobre o Sul do Brasil. Há até previsão de geadas para as regiões de serra e a queda de temperatura também será sentida em Mato Grosso do Sul e nos estados da Região Sudeste.

Onde há risco de geada

  • Quinta-feira, 18 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra catarinense e no sudeste do Paraná.
  • Sexta-feira, 19 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra gaúcha, serra catarinense e no sudeste do Paraná.
  • Sábado, 20 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra catarinense.

Os dias mais frios dentro do período de atuação desta massa polar serão a quinta e a sexta-feira, 18 e 19 de abril de 2024. A madrugada e o amanhecer do sábado, 20, ainda serão friozinhos no Sul do Brasil, mas a partir da tarde do sábado, o ar frio vai para o oceano e começa a se afastar do Brasil, o que vai permitir a elevação de temperatura na tarde do sábado.

Curitiba

Previsão da temperatura mínima

qui 18/4:13°C

sex 19/4:11°C

sab 20/4:13°C

dom 21/4:16°C

Fonte: Climatempo