Cerca de 200 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparam na tarde de ontem o prédio da Reitoria, no Centro de Curitiba. Durante a ocupação, um segurança acabou se ferindo e foi encaminhado para receber atendimento médico. Os alunos também bloquearam as saídas e entradas do local por cerca de 40 minutos. O ato começou após uma assembleia dos estudantes, no final da manhã, que antecederia uma reunião com o reitor, Zaki Akel Sobrinho.
Os estudantes são uma das categorias em greve na UFPR — assim como os professores e servidores técnico-administrativos. Na pauta dos estudantes, a defesa do ensino público e contra os cortes no orçamento federal para a educação. Mas também há pautas locais, como a manutenção do preço da refeição no Restaurante Universitário.

Os estudantes reclamam que a Reitoria teria se mostrado negligente durante as negociações. Em nota publicada na página do Facebook “Greve Estudantil – UFPR”, os estudantes escreveram: “Desde o dia 19 de agosto os estudantes se encontram em greve. Buscamos negociar nossas pautas, porém a reitoria se mostrou negligente e agora os estudantes decidiram por ocupar o prédio da reitoria, utilizando desse ato como instrumento para pressionar a reitoria para que assine nossas pautas.
A UFPR, por sua vez, alega já ter iniciado as negociações da pauta estudantil, argumentando ainda que dos 21 itens da pauta de reivindicações apresentada na semana passada, seis foram negociados. A assessoria de comunicação da instituição também informou que os ocupantes da reitoria (eles estimam que seriam 50) cobriram os vidros do térreo do prédio e as câmeras internas de vigilância.
Até a noite de ontem, a ocupação na Reitoria era mantida pelos estudantes.