Reitoria da UFPR é ocupada por estudantes

Em greve desde meados de agosto, categoria exige que reitor negocie pauta local

Bem Paraná

Cerca de 200 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparam na tarde de ontem o prédio da Reitoria, no Centro de Curitiba. Durante a ocupação, um segurança acabou se ferindo e foi encaminhado para receber atendimento médico. Os alunos também bloquearam as saídas e entradas do local por cerca de 40 minutos. O ato começou após uma assembleia dos estudantes, no final da manhã, que antecederia uma reunião com o reitor, Zaki Akel Sobrinho.
Os estudantes são uma das categorias em greve na UFPR — assim como os professores e servidores técnico-administrativos. Na pauta dos estudantes, a defesa do ensino público e contra os cortes no orçamento federal para a educação. Mas também há pautas locais, como a manutenção do preço da refeição no Restaurante Universitário.

Os estudantes reclamam que a Reitoria teria se mostrado negligente durante as negociações. Em nota publicada na página do Facebook “Greve Estudantil – UFPR”, os estudantes escreveram: “Desde o dia 19 de agosto os estudantes se encontram em greve. Buscamos negociar nossas pautas, porém a reitoria se mostrou negligente e agora os estudantes decidiram por ocupar o prédio da reitoria, utilizando desse ato como instrumento para pressionar a reitoria para que assine nossas pautas.
A UFPR, por sua vez, alega já ter iniciado as negociações da pauta estudantil, argumentando ainda que dos 21 itens da pauta de reivindicações apresentada na semana passada, seis foram negociados. A assessoria de comunicação da instituição também informou que os ocupantes da reitoria (eles estimam que seriam 50) cobriram os vidros do térreo do prédio e as câmeras internas de vigilância.
Até a noite de ontem, a ocupação na Reitoria era mantida pelos estudantes.