Os Comandos de Greve dos servidores técnico-administrativos, dos professores e estudantes das instituições de ensino superior federais, fazem nesta quarta-feira (17) de manhã um ato unificado de greve da educação federal, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.

Os grevistas sairão em passeata do pátio da reitoria da UFPR, às 9h. A ação integra a agenda nacional de mobilização pela melhoria dos serviços e orçamentos da educação.

A greve da educação federal ocorre desde o dia 11 de março, data em que a categoria dos técnicos administrativos em educação aderiram à paralisação. Os docentes das universidades também aderiram a mobilização nesta semana.

Na terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo deve disponibilizar novos recursos para atender as demandas dos servidores técnico-administrativos e professores das universidades e institutos federais.

“O governo já sinalizou com recursos adicionais para que a gente possa negociar com os servidores técnicos e servidores, a questão, não só do plano [de cargos e salários], mas também do reajuste salarial para essa categoria”, afirmou Santana. Nova proposta deve ser apresentada na sexta-feira.