greve-1024×683
Foto: Luis Pedruco

Os Comandos de Greve do Sinditest-PR, da APUFPR e dos estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram nesta quarta (17) um ato unificado de greve da educação federal, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Representantes do governo federal esperam chegar a um acordo com professores e servidores de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia na sexta-feira (19), quando deverá haver uma reunião para tratar das demandas da categoria. Os servidores estão em greve e reivindicam, principalmente, reestruturação de carreira e recomposição salarial e orçamentária.

Nesta terça-feira (16), em audiência da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Durlo Grisa, garantiu que a carreira dos cargos técnico-administrativos em educação será reestruturada ainda neste governo.

“De preferência neste ano, de preferência com acordo assinado o quanto antes, para que o Parlamento receba o projeto e consiga, na agilidade que for possível, encaminhar alteração da lei das carreiras técnico-administrativas”, afirmou o secretário.

Segundo Grisa, a ideia do governo é sentar com os servidores grevistas e detalhar cada item, simulando as possibilidades e as impossibilidades. “Esta pauta é consenso no governo: a prioridade da reestruturação. Quanto mais rápida ocorrer, mais a gente avança no respeito ao servidor público.”

Passeata em Curitiba

Os grevistas saíram em passeata do pátio da reitoria da UFPR, às 9 horas e seguiram até a frente do prédio histórico da Federal, na Santos Andrade. A ação integra a agenda nacional de mobilização pela melhoria dos serviços e orçamentos da educação.

Os servidores estão em greve desde 11 de março, data em que a categoria dos técnicos administrativos em educação (TAEs) aderiram à paralisação. Os docentes das universidades e os estudantes também aderiram a mobilização na segunda (15).